Ao lado de Lula, a presidente Dilma encerrou sua campanha em São Bernardo do Campo, ontem
Pesquisas Datafolha e Ibope divulgadas na tarde de ontem, 4, confirmam a liderança de Dilma Rousseff (PT) na corrida presidencial e uma indefinição em relação a seu adversário no segundo turno.
Os levantamentos dos dois institutos de pesquisa mostram o senador Aécio Neves (PSDB) numericamente à frente da ex-senadora Marina Silva (PSB), mas os dois candidatos estão em situação de empate técnico por causa da margem de erro dos levantamentos.
No Datafolha, a petista tem 44% dos votos válidos, contra 26% do tucano e 24% da ex-ministra do Meio Ambiente. No Ibope, Dilma lidera com 46% dos votos válidos. Aécio tem 27%; e Marina, 24%.
A contagem dos votos válidos exclui os nulos, os votos em branco e os indecisos. A margem de erro das duas pesquisas é dois pontos percentuais para cima ou para baixo.
Datafolha
Aécio Neves encerra a campanha à frente de Marina
No cálculo dos votos totais, Dilma manteve os 40% das intenções de voto entre a pesquisa anterior do Datafolha, divulgada na quinta-feira, e a de ontem. Aécio subiu de 21% para 24%; e Marina oscilou de 24% para 22%.
Levando em conta somente os votos válidos, Luciana Genro (PSOL) aparece com 2%. Pastor Everaldo Pereira (PSC), Eduardo Jorge (PV) e Levy Fidelix (PRTB) estão com 1% cada. Os outros candidatos não pontuaram.
O Datafolha simulou dois cenários de segundo turno. Dilma tem 48%, contra 42% de Aécio no primeiro. No outro, a petista venceria Marina por 49% a 39%.
O instituto ouviu 18.116 eleitores entre ontem e hoje. O levantamento foi contratado pela “Folha de S.Paulo” e pela “TV Globo” e registrado na Justiça Eleitoral com o número BR-001037-2014.
Ibope
Mesmo com o crescimento de Aécio Neves, Marina ainda acredita que chegará ao segundo turno
No cálculo dos votos totais, Dilma permaneceu com 40% das intenções de voto entre a pesquisa anterior do Ibope, divulgada anteontem, e a de hoje. Aécio subiu de 19 para 24%; e Marina caiu de 24% para 21%.
Levando em consideração somente os votos válidos, Pastor Everaldo Pereira, Luciana Genro e Eduardo Jorge têm 1% cada. Os outros candidatos não pontuaram.
O Ibope simulou três cenários de segundo turno. Dilma venceria Aécio com 45%, contra 37% de Aécio, 11% de nulos e brancos e 7% de indecisos. No segundo cenário, a situação é semelhante: Dilma tem 45%, contra 37% de Marina, 12% de nulos e brancos e 7% de indecisos. No terceiro, Aécio tem 39%; Marina, 36%, com 15% de brancos e nulos e 11% de indecisos.
O instituto entrevistou 3.010 pessoas entre quinta-feira, 2, e este sábado. Contratada pela “TV Globo” e pelo jornal “O Estado de S.Paulo”, a pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-001021/2014.