Antônio Carlos Corrêa, Diretor Executivo da Pesca BR, foi empossado, em Natal, na quinta-feira, 27, como conselheiro do Conselho Consultivo do Arquipélago São Pedro e São Paulo. Com uma trajetória dedicada à defesa da pesca sustentável, Antônio Carlos se destaca por seu comprometimento em promover práticas que garantem a preservação dos recursos pesqueiros, ao mesmo tempo em que fomentam o desenvolvimento econômico da pesca.
A posse ocorreu durante a primeira reunião do Conselho Consultivo da Área de Proteção Ambiental e do Monumento Natural do Arquipélago de São Pedro e São Paulo (APA Mona SPSP) realizada na quarta, 26, e na quinta-feira, 27, em Natal.
O Conselho, presidido pelo ICMBio, é composto por instituições públicas e da sociedade civil que atuam ou têm interesse no território das unidades de conservação, e é um instrumento obrigatório e essencial para a gestão dessas unidades.
Ao longo de sua carreira, Antônio tem se dedicado a integrar sustentabilidade e eficiência na atividade pesqueira, sempre com foco na produção responsável e no respeito aos ecossistemas marinhos. Sua atuação no comando da Pesca BR reforça sua visão estratégica de um setor pesqueiro que respeite os limites ambientais, sem comprometer a produtividade das atividades pesqueiras.
Como conselheiro, ele traz consigo o conhecimento das dinâmicas da pesca no Brasil, e a luta em promover políticas públicas que incentivam a sustentabilidade da produção pesqueira, fortalecendo o diálogo entre todos os envolvidos, desde pescadores, órgãos governamentais e entidades ambientais. Sua nomeação para o Conselho Consultivo do Arquipélago São Pedro e São Paulo reflete a confiança do setor, em sua capacidade de contribuir para a gestão e exploração de uma das regiões mais importantes para a biodiversidade marinha do país.
O trabalho do conselho é de garantir que as atividades pesqueiras na região sejam realizadas de forma responsável e sustentável, alinhadas com as melhores práticas globais, para que as futuras gerações possam continuar usufruindo dos recursos naturais sem comprometer o equilíbrio ambiental e a produção.
O evento foi prestigiado por diversas entidades e órgãos ligados à pesca no país. O empresário Pedro Gilson Dias de Araújo, o Pedro do Atum, armador estabelecido em Areia Branca, esteve presente e na oportunidade falou da luta por conquistas para o setor.

Junto com a Pesca BR, foram empossados 32 instituições.
Presentes:
Júlio Rosa, Jackeline Spínola (ICMBio)
CC Dias Santos, CT Fonseca ( Marinha)
CF Carvalho (SECIRM)
Felipe Goyana (MPA)
Antonio Lezama (MMA)
Francisco Corsino (Sape RN)
Josué B. Neto (SPA CE)
José Itamar (prefeitura de Acaraú)
Helenice Vital (UFRN)
Marcelo Nóbrega (UFPE)
Paulo Guilherme (UFRPE)
Robson Santos (UFAL)
João Paulo Torres (UFRJ)
Rosangela Lessa (UFRPE)
Danielle Monteiro (FURG)
Jorge Lins, Guilherme Longo (UFRN)
Douglas Montenegro (REDE PRÓ-UC)
José Carlos Pacheco (Oceanário)
Emanuel Neves, Qualipesc Ceará
Glais Souza – Colônia de Pescadores Itarema
Vinicius Melo Seixas (ASPERN)
Ricardo Amaury (Cardume Natal)
Gustavo Burle (Sindiesca RN)
Arimar França (CONEPE)
Fotos: Divulgação/A Vez do Navegante