O PSDB foi o maior derrotado nas eleições para a Câmara Municipal de São Paulo. A legenda, que costumava ter a capital paulista como um importante ponto de apoio, não elegeu nenhum vereador nesse pleito.
Na eleição municipal anterior, em 2020, o PSDB elegeu o prefeito Bruno Covas e fez a maior bancada da Câmara, empatado com o PT: oito vereadores cada. Destes, quatro se reelegeram neste ano — mas por outros partidos. Rute Costa foi para o PL, ao passo que os vereadores João Jorge, Fábio Riva e Sandra Santana migraram para o MDB.
O PT, por sua vez, permaneceu como a maior bancada da Câmara Municipal, mantendo a marca de oito vereadores eleitos. Em seguida aparecem o MDB, União Brasil e o PL, com sete vereadores cada. O PL, sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro, foi responsável pelo vereador mais votado da capital paulista e do Brasil, o influenciador Lucas Pavanato, de 26 anos.
No cenário nacional, o PSDB também registrou queda nas prefeituras conquistadas. Em 2020, a legenda conquistou 520 prefeituras no total. Neste ano, até o momento, venceu em 269 municípios.
Com informações Congresso em Foco