Uma foto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) saindo de um jatinho foi compartilhada mais de 10,5 mil vezes nas redes sociais desde o último dia 3 de maio como se fosse um registro de sua chegada a Brasília em 2021. Mas a imagem é antiga. Na verdade, a foto foi feita por um fotógrafo da AFP em maio de 2017 em Curitiba.
“Lula chega de jatinho fretado a Brasília e foge da imprensa”, diz o trecho de uma das publicações compartilhadas no Facebook (1, 2, 3) e no Twitter (1, 2, 3).
Uma alegação semelhante também circulou em um site.
A afirmação começou a circular depois que o ex-presidente desembarcou no último 3 de maio em Brasília para se reunir por quatro dias com lideranças partidárias, em sua primeira viagem política depois que o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou a anulação de suas condenações no âmbito da Operação Lava Jato.
No entanto, o registro amplamente compartilhado nas redes como se fosse atual não foi feito na recente viagem de Lula à capital. Na verdade, a foto em que o político do Partido dos Trabalhadores (PT) é visto de terno escuro saindo de um jatinho foi feita pelo fotógrafo Heuler Andrey para a AFP, no dia 10 de maio de 2017 no aeroporto Afonso Pena, na cidade de Curitiba.
A foto da AFP também pode ser vista em notícias daquele dia em diferentes jornais (1, 2, 3).
Na ocasião, Lula foi a Curitiba para prestar depoimento ao juiz Sergio Moro nas investigações da Lava Jato. O jatinho usado pelo ex-presidente pertencia, de acordo com as notícias da época, ao empresário nas áreas de educação e saúde, Walfrido Mares Guia, ministro de Turismo de 2003 a 2006 e de Relações Institucionais em 2006 e 2007.
Uma busca no Google por imagens da chegada do ex-presidente a Brasília em 3 de maio de 2021 não levou a registros atuais.
Nesse primeiro semestre de 2021, o AFP Checamos verificou outras postagens nas redes sociais envolvendo o ex-presidente Lula (1, 2, 3, 4).
Esse conteúdo também foi checado pela Agência Lupa.
Com informações AFP Brasil