Representando Areia Branca e o Estado, por meio da Associação dos Proprietários de Barcos de Pesca do Rio Grande do Norte (Aspern), da qual é presidente, o empresário Pedro Gilson Dias de Araújo, o Pedro do Atum, participou da 7ª edição do Grito da Pesca Nacional, que aconteceu em Manaus (AM), na sexta-feira, 25.
O evento realizado no Centro de Convenções Studio 5, Zona Sul de Manaus, contou com a presença dos ministros da Pesca e Aquicultura, André de Paula; do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias; do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Luiz Paulo Teixeira; e o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi.
O Grito da Pesca Nacional 2023 foi promovido pela Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura (CBPA), presidida pelo potiguar Abraão Lincoln, com apoio do Governo Federal, Ministério da Pesca e Aquicultura, Federação dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura do Amazonas (Fetape-AM), Governo do Amazonas, Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Força Sindical, Federação dos Sindicatos dos pescadores e pescadoras artesanais do Amazonas e Coopeixe.
Na oportunidade, Pedro do Atum entregou ao ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, a proposta da Aspern para a sustentabilidade da pesca de cardumes associados na região, e ao combate à pesca ilegal, incluindo a frota ilegal conhecida como “pirata”. A proposta busca equilibrar a produção pesqueira com a preservação da biodiversidade marinha e a sustentabilidade das comunidades costeiras que dependem da pesca.
Confira na íntegra, a Proposta de Sustentabilidade da Pesca do Atum, entregue por Pedro do Atum/Aspern, ao Ministério da Pesca e Aquicultura.