Luciano Oliveira - [email protected]

Fátima Bezerra com os homenageados

Pedro do Atum, de Areia Branca, entre homenageados pela governadora com medalha do Mérito Potiguar do Desenvolvimento Econômico

Fátima Bezerra com os homenageados, num total de 25 personalidades de diversos setores

A governadora Fátima Bezerra (PT) entregou na sexta-feira, 3, ao lado do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado, a medalha do Mérito Potiguar do Desenvolvimento Econômico a empresários, agentes públicos, pesquisadores e membros da sociedade civil que se destacaram em 2021 promovendo o desenvolvimento econômico e geração de empregos no Rio Grande do Norte. Realizada pelo terceiro ano consecutivo, a homenagem foi feita a 25 personalidades durante evento solene na sede da Federação das Indústrias do RN (Fiern).

“É uma homenagem simples, mas uma homenagem de coração, porque o Governo reconhece o papel relevante que a iniciativa desempenha no contexto de desenvolvimento econômico e social. Eu sempre tenho dito, quem gera emprego é a iniciativa privada e o governo é para apoiar”, disse a governadora Fátima Bezerra.

O secretário Jaime Calado enfatizou o importante papel do desenvolvimento econômico, com reflexo direto no bem-estar social e na qualidade de vida da população, e agradeceu aos homenageados da noite. “Muitos falam em desenvolvimento, vocês fazem. Fazem com as mãos, fazem com o coração, fazem com a alma. Vocês inspiram os outros. Vocês lideram pessoas no que fazem, e fazem um bem enorme para o nosso estado. E o Estado está aqui agora para agradecer, para reconhecer, para enaltecer perante toda a sociedade o bem que vocês fazem”.

Pedro do Atum, presidente da Aspern, recebe homenagem entregue pela governadora e Jaime Calado

O clima que tomou conta do evento foi de esperança. Após um período difícil enfrentado pelos empresários durante o auge da pandemia de Covid-19, o sentimento de gratidão pelo apoio do Estado, em especial aos programas de incentivo, grandes responsáveis pela manutenção das empresas e dos empregos nesse período, foi externado pelos empresários de diversos setores contemplados com o prêmio.

A diretora administrativa da Becker, Kátia Harrop, declarou que o Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Econômico (Proedi) foi essencial para que a fábrica mantivesse as portas abertas durante a pandemia, fornecendo para o mundo todos seus produtos de limpeza, entre eles, o álcool em gel.

“Realmente sem o Programa ia ser difícil termos passado pela pandemia. Graças ao Proedi não tivemos nenhuma dispensa de funcionário. Ao contrário, aumentamos a quantidade de funcionários. E realmente, a governadora chegar perto e ver a necessidade do empresário, que precisa do Estado, foi muito importante”, disse.

O agradecimento pelo respiro proporcionado pelo Proedi seguiu entre a fala de diversos homenageados da tarde, como na de José William, presidente da Indústria e Comércio Sabão Guarani, que contou sobre os investimentos proporcionados pelo programa em sua fábrica, e João Leal, diretor-presidente da Armil Mineração, que reconheceu o grande suporte prestado pela Sedec sob a liderança da governadora. “Empreender nos dias de hoje não é uma tarefa fácil, mas quando se tem o apoio de um governo e de um órgão como a Sedec, torna-se uma atividade menos árdua”, disse ele.

O diretor industrial da Guararapes, Jairo Amorim, agradeceu e lembrou que a governadora Fátima Bezerra apoiou a empresa desde a primeira semana de gestão. Ele estendeu a homenagem ao “ídolo”, fundador do Grupo Guararapes, Nevaldo Rocha, o qual também foi agraciado com a medalha do Mérito Potiguar na primeira edição da cerimônia, em 2019.

“Ele abandonou a casa paupérrima no interior do Rio Grande do Norte para vir a Natal, com apenas doze anos e umas moedinhas no bolso, atrás de um único emprego, e nos deixou ano passado, durante a solidão da pandemia, deixando mais de 40 mil funcionários e colaboradores diretos, dos quais o Rio grande do Norte é o maior beneficiado com mais de 12 mil”, destacou.

Confira os nomes dos homenageados:

André Luciano Sudário Prado – Presidente da Júnior Achievement do RN

Cicília Raquel Maia Leite – Reitora da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte

Eduardo Queiroz Monteiro – Diretor Presidente da Usina Estivas

Fátima de Lima Torres – Presidente da UNICAFES/RN

Fernando Luiz Gonçalves Bezerra – Empresário da construção civil

Francisco Canindé de Araújo Silva – Secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Sociais

Francisco Vilmar Pereira – Presidente da Associação Comercial e Industrial de Mossoró (ACIM)

Jair Paulino Maia – Empresário Varejista

Jair Urbano de Queiroz – Vice-Presidente da FECOMÉRCIO

Jairo Amorim – Diretor Executivo Industrial da Guararapes Têxtil

João Leal Eulálio – Diretor Presidente da Armil Mineração

José Cordeiro de Lucena Neto – Presidente da CDL/Natal

José Daniel Diniz Melo – Reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

José Roberto Nogueira – Fundador e Presidente da BrisaNet e da Nossa Fruta

José William Geraldo de Queiroz – Presidente da Indústria e Comércio Sabão Guarani Ltda

Katia Harrop Galvão da Fonseca – Diretora Administrativa das Indústrias Becker

Leonlene de Sousa Aguiar – Presidente do IDEMA

Mário Orestes Aguirre Gonzalez – Pesquisador e Professor de Ensino Superior

Professor Miguel Nicolelis – Fundador Presidente do Conselho do Inst. Santos Dumont

Paulo Vasconcelos de Paula – Presidente da Sociedade Potiguar de Educação (SPEL)

Pedro Gilson Dias de Araújo (Pedro do Atum, de Areia Branca) – Presidente da Associação dos Proprietários de Barcos de Pesca (ASPERN)

Rita Saldanha Dantas dos Santos – Diretora da Escola Única Master

Robert Klein – Diretor da Voltalia Energia do Brasil

Rodrigo Diniz de Mello – Diretor do Instituto Senai de Inovação

Roberto Sérgio Ribeiro Linhares – Diretor Presidente da CAERN

Fotos: Sandro Menezes

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alexandre de Oliveira
Alexandre de Oliveira
2 anos atrás

Merecido reconhecimento de Pedro do atum,pois quem o conhece sabe de sua luta pela classe, um empresário visionário que saiu do Rio para investir no nordeste e hoje é peça importante na pesca do nordeste

publicidade