Cláudia Regina está afastada do cargo de prefeita de Mossoró
O pedido de vista do processo de julgamento da prefeita de Mossoró, Claudia Regina (DEM), pelo juiz Carlo Virgílio Paiva, suspendeu a análise do recurso que estava em andamento na tarde desta quinta-feira, 7, no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN). O voto do jurista deverá ser apresentado na próxima sessão da Corte. A gestora foi cassada ontem, 6, pela oitava vez, sendo afastada imediatamente do cargo.
O recurso em julgamento no TRE-RN trata da participação da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) na campanha eleitoral de 2012 pela Prefeitura de Mossoró. O juiz federal, Eduardo Guimarães, relator do recurso em que a prefeita Claudia Regina (DEM) pede para reverter a decisão judicial, votou pela manutenção da sentença que cassa a gestora.
Para o magistrado, a participação da governadora Rosalba Ciarlini afrontou o equilíbrio do pleito. “Restou provado nos autos que as condutas praticadas pela governadora, revestiram-se de grande gravidade e ensejaram a lisura do pleito de Mossoró”, destacou.
Ele também destacou o abuso de poder econômico a partir de veículos de comunicação de Mossoró. “É patente o desequilíbrio da regular isonomia que a legislação busca entre os candidatos nessa seara comunicativa”, observou o juiz relator.
Desde que assumiu o mandato em janeiro deste ano, a prefeita de Mossoró Claudia Regina enfrenta uma série de ações de impugnação de mandato impetradas pela coligação “Frente Popular Mossoró Mais Feliz” e pelo Ministério Público Eleitoral, onde apontaram fatos que teriam produzido abuso de poder político e econômico.
Juiz Carlo Virgílio suspendeu o julgamento com pedido de vista do processo
Com as sentenças de ontem, Claudia Regina foi afastada do cargo, assumindo o presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Francisco José Júnior (PSD), como prefeito interino.
Com a ascensão de Francisco José Júnior ao cargo Executivo, o presidente do Legislativo mossoroense passa a ser Alex Moacir (PMDB), sobrinho da ex-prefeita Fafá Rosado.