O maior Festival de Quadrilhas do Rio Grande do Norte, integrando a programação do “Mossoró Cidade Junina”, conheceu na madrugada de segunda-feira, 17, os vencedores na categoria estadual estilizado. Após três noites de apresentações, os grandes campeões foram anunciados, com a Companhia Cultural “Pé de Serra”, do município de Patu, conquistando o primeiro lugar. O ranking das melhores quadrilhas tem ainda o Arraiá “Cumpade Elton”, de Grossos, em segundo lugar, e a Associação Grupo Cultural “Coração Junino”, de Umarizal, em terceiro.
“Sentimento de dever cumprido. Passamos meses e meses ensaiando para, graças a Deus, conseguir esse título, que é um sonho para mim desde criança. Desde pequeno eu sonhava em dançar no ‘Mossoró Cidade Junina’. Ano passado a gente conseguiu chegar no terceiro lugar e esse ano, com a bênção de Deus, conseguimos esse tão sonhado presente, o primeiro lugar”, afirmou Gil Simião, marcador e presidente da “Pé de Serra”, quadrilha que levou para a Arena Deodete Dias o tema “São João De cá pra Lá”.
A “Pé da Serra”, que se apresentou na madrugada de segunda, também levou para casa o título de “Melhor Casal de Noivos”, e “Melhor Rainha”. “Só quem é quadrilheiro vai entender a emoção de estar aqui no ‘Mossoró Cidade Junina’. É um sonho para todo e qualquer quadrilheiro, com certeza. A gente se emociona e sente que o nosso esforço valeu a pena. Estamos aqui para mostrar que quadrilha é feita para festejar e estamos muito agradecidos”, disse a rainha Sarah Rodrigues.
Se apresentaram ainda na noite de domingo, 16, e madrugada de segunda as quadrilhas estilizadas “Brejo de Ouro”, da cidade de Brejinho; “Luar de Pratas”, de Mossoró, além do Arraiá “Cumpade Elton”, de Grossos e a Associação Grupo Cultural “Coração Junino”, de Umarizal.
“Foi maravilhoso, fantástico. Um festival muito grande, muito bonito, muito bem organizado. A nossa alegria é apenas um complemento para alegrar essa festa maravilhosa que é o Festival de Mossoró”, avaliou Júnior Mamu, marcador e diretor da “Brejo de Ouro”, sobre a participação da quadrilha no “Mossoró Cidade Junina”.
Representando Mossoró na categoria estadual estilizado, a quadrilha “Luar de Pratas” também encantou o público presente à Arena Deodete Dias. “Me diverti, busquei entregar o meu melhor e estou grata. O mundo junino é tão amplo que a gente consegue misturar várias artes nesse meio, seja como figurinista, seja como dançante, como intérprete, incluindo toda essa gente, fazendo um espetáculo lindo”, pontuou Yanni Gabrielly dos Anjos, rainha da quadrilha.
A “Cumpade Elton”, que ficou em segundo lugar na disputa, prestou uma homenagem à cantora Elza Soares, interpretada pela rainha Márcia Paiva. “É muita emoção e muita gratidão, porque Elza é um ícone do mundo, e interpretar ela é um ato de muita força, de muita coragem, uma grande mulher, preta, cantora, batalhadora, mãe, então eu acho que eu me identifico muito com o que ela foi, com o que ela ainda é para a gente”, comentou.
Já a quadrilha “Coração Junino”, que obteve a terceira colocação no festival estadual, homenageou em sua apresentação Santa Luzia, padroeira de Mossoró. “Estou muito emocionada. A gente sabe quanto Santa Luzia é importante na cidade de Mossoró, e o quanto é especial uma quadrilha que vem de um ato religioso, comemorando com a temática de Luzia, uma mulher à frente do seu tempo, que lutou por igualdade, por ter voz ativa”, relatou Rose Lotte, intérprete de Luzia na apresentação. Confira os campeões do Festival de Quadrilhas – categoria estadual estilizado
Melhor Quadrilha
1º – Companhia Cultural “Pé de Serra” – Patu
2º – Arraiá “Cumpade Elton” – Grossos
3º – Associação Grupo Cultural “Coração Junino” – de Umarizal
Melhor Rei – “Brejo de Ouro”
Melhor Rainha – “Pé de Serra”
Melhor Casal de Noivos – “Pé de Serra”
Melhor Marcador – “Cumpade Elton”
Fotos: Wilson Moreno/PMM