Paulo Wagner será palestrante em evento sobre energia eólica
Natal irá sediar, na próxima segunda-feira, 21, o Fórum Nacional Eólico, que traz debates sobre o Ambiente Político e Regulatório do Setor, além de tratar sobre o Desenvolvimento de Novos Negócios para Investidores e Cadeia de Fornecimento. O evento promete reunir informações e estabelecer diretrizes de grande importância para o desenvolvimento do setor de geração de energia elétrica a partir da fonte eólica no Brasil.
O deputado federal, Paulo Wagner (PV-RN), que é membro da Comissão de Minas e Energia (CME), irá conferir uma das palestras do Fórum, representando o presidente da CME, Luiz Fernando Faria (PP-MG). Na ocasião, o deputado irá destacar a continuidade dos investimentos de empreendedores e fornecedores do setor de energia eólica nacional; as perspectivas para os próximos leilões de compra de energia; e a continuidade dos incentivos financeiros e fiscais para o setor.
Paulo Wagner promete enfatizar em seu discurso os dados relativos a outubro de 2011, que de acordo com Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) apresentam que, dos cerca de 5.000 MW (cinco mil megawatts) de capacidade instalada de usinas eólicas previstas para entrar em operação até 2013, há cerca de 3.000 MW (três mil megawatts) que estão com os cronogramas de implantação atrasados, sendo que aproximadamente 900 MW (novecentos megawatts) enfrentam problemas graves para sua implantação, impossibilitando a previsão de suas datas de entrada em operação.
“Estamos em um momento preocupante e delicado, que prejudica diretamente a credibilidade do setor eólico nacional, tanto de empreendedores quanto de fornecedores, junto às instituições financeiras e aos governos federal, estaduais e municipais”, destaca Paulo Wagner.
O Fórum Nacional Eólico vai contar também com a presença de Jean-Paul Prates, Diretor do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE) e está previsto para começar às 14h, no Salão de Eventos do Pirâmide Natal Hotel & Convention, na capital potiguar.