Passado mais de meio século, Areia Branca vislumbra possibilidade de ter um filho assumindo a cadeira de deputado estadual

SOUZA COSTA BRANCA“Souza” se popularizou na região a partir das reuniões do Polo Costa Branca  

Com a experiência acumulada com o exercício dos mandatos de vereador, vice-prefeito e prefeito duas vezes, o ex-prefeito de Areia Branca, Manoel Cunha Neto, “Souza” (PHS), é um nome conhecido na região, pois foi ele quem articulou e criou a Associação dos Municípios do Polo Costa Branca, reunindo 18 municípios da região, que somados alcançaria um universo de aproximadamente 500 mil eleitores. 

Aliás, quem primeiro lançou a ideia de “Souza” concorrer à Assembleia Legislativa foi o então prefeito do Assú, Ronaldo Soares, durante uma concorrida reunião do Polo Costa Branca na hoje desativada Pousada Costa Branca, em Ponta do Mel.

Na época, o líder político do Vale do Açu via o jovem prefeito de Areia Branca como um nome em potencial para uma disputa proporcional em nível de Estado.

Entre os entusiastas da candidatura “Souza” a deputado estadual, já existe até quem projete que o ex-prefeito teria entre 8 mil e 10 mil votos em Areia Branca nas eleições deste ano, o que lhe asseguraria chances reais de êxito na empreitada.

manoel-avelino_closeAo longo dos anos, vários filhos de Areia Branca tentaram e não lograram êxito na disputa por uma cadeira na Assembleia Legislativa. O último deputado estadual natural do município foi Manoel Avelino, na década de 50. Desde então o eleitor areia-branquense preferiu votar em nomes oriundos da região, muitos sem nenhum compromisso com a cidade, que geralmente só dão o ar da graça a cada quatro anos.

A título de ilustração, vale lembrar que nos últimos 30 anos, o candidato natural de Areia Branca mais bem votado para deputado estadual foi o saudoso ex-prefeito Expedito Gomes Leonez, pelo extinto PFL, que nas eleições de 1998 obteve 6.556 votos, o equivalente a 55,288% do eleitorado naquele ano.

Manoel Avelino, últmo deputado estadual, legítimo, de Areia Branca

Ressaltando que em 98, Leonez enfrentou um grupo poderoso que apoiava o candidato Frederico Rosado, do PMDB, em Areia Branca. Mas só conseguiram dar 1.996 votos ao então candidato, que foi eleito deputado boi referido pleito.

Em 2006, teve outro candidato local à Assembleia Legislativa com boa votação. Foi o advogado Mauro Gusmão Rebouças, pelo PAN, que obteve 3.082 votos. Pouco mais de 20% do eleitorado que foi às urnas naquele pleito, no município.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *