A celebração de Corpus Christi ocorre na quinta-feira seguinte ao domingo em que se celebra a Santíssima Trindade e representa um momento muito especial no calendário católico e turístico do município. Uma das tradições desta data é confeccionar tapetes com desenhos de inspiração religiosa colorindo as ruas por onde passam as procissões. Tapetes confeccionados em anos anteriores na rua do cais
Em Areia Branca este ano, a paróquia decidiu que ao invés de vários tapetes confeccionados ao longo da rua da frente, no Cais Tertuliano Fernandes, haverá apenas um tapete em homenagem ao Deus Eucarístico.
A novidade foi anunciada pelo pároco local, padre Luiz Sampaio Rego, após se reunir com o gerente de Turismo, Eventos e Comunicação da Prefeitura de Areia Branca, Francisco Melo.
No encontro, o gerente Francisco Melo foi designado para coordenar os grupos e voluntários que irão trabalhar na confecção do tapete único. Como a mudança está sendo introduzida agora, foi definida para o dia 4 de junho, às 20h, na Igreja Matriz, uma reunião geral com a participação de todos os envolvidos, para esclarecimento sobre o novo formato do tapete a ser confeccionado.
De acordo com a tradição da Igreja católica, com fé, dedicação e criatividade moradores confeccionam na noite que antecede a festa, tapetes que cobrem as ruas utilizando os mais variados materiais.
No caso de Areia Branca a matéria-prima predominante no trabalho é o sal a granel, fornecido pelas empresas que produzem em larga escala, no município.