Luciano Oliveira - [email protected]

Formação na comunidade do Arraial, uma das atividades da campanha

Paróquia de Areia Branca realiza atividades da Campanha da Fraternidade 2025

Desde o ano de 1964 que a Igreja Católica no Brasil realiza no período da quaresma, a Campanha da Fraternidade (CF). A quaresma é um tempo litúrgico em que os católicos vivem o jejum, a penitência e a caridade. A igreja motiva os seus fiéis a vivência da caridade, por meio da conversão pessoal e social, diante de situações estruturais de pecado, que resultam em injustiças, desigualdades sociais e negação dos direitos da pessoa humana. Nesses 61 anos de existência, a Campanha da Fraternidade já abordou temáticas sociais como: educação, saúde, moradia, biomas, mulher, violência, fome, desemprego, juventude, entre outros.

Este ano a CF tem como tema: “Fraternidade e ecologia integral” e como lema: “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31). É um convite a reflexão sobre as causas da crise socioambiental (ver/ouvir), a contemplar a obra criadora de Deus e meditar sobre a missão dos seres humanos de guardar e cultivar a criação (iluminar/discernir), no sentido de pensar alternativas de superação da crise socioambiental (agir/propor).

A paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Areia Branca, vem realizando uma série de atividades pastorais, no sentido de fomentar os católicos a vivência autêntica da CF 2025.

Momento oracional antes do mutirão de limpeza da praia de Upanema

No último sábado, 22, a comissão de articulação da CF local, organizou um mutirão de limpeza da praia de Upanema que contou com a participação de crianças, adolescentes e adultos, membros das diversas pastorais e grupos da paróquia, sobretudo da Pastoral da Família, que mobilizou seus membros para cuidar da causa comum. A atividade teve início as 7h, com um momento oracional e foi concluída com um café partilhado pelos agentes de pastoral.

Até a Semana Santa, quando encerra o período quaresmal, a paróquia planeja a realização das seguintes atividades: formação para grupos e pastorais, encontros de oração e reflexão nas famílias, plantio de mudas de frutíferas no pátio da Igreja de São Francisco (Comunidade do Arraial) e audiência pública na Câmara Municipal sobre a “Fraternidade e ecologia integral”.

Fotos: Cedidas/Julimar França

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade