“Maria, sinal de esperança” é o tema geral da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes 2025, padroeira dos marítimos em Areia Branca, que acontece de 5 a 15 de agosto. Uma devoção que nasceu em 1911, no município, após um milagre no mar envolvendo o maquinista Manuel Félix do Vale, que prometeu trazer a imagem da santa para a cidade em sinal de gratidão. Desde então, a Mãe dos Navegantes tornou-se símbolo de proteção para os pescadores e todos os que enfrentam os desafios da vida.
“Venha celebrar conosco essa história de fé, coragem e gratidão. Participe das novenas, missas, procissão e momentos! Traga sua família e viva essa linda expressão de amor a Maria, sinal de esperança para nosso povo”, conclama o pároco de Areia Branca, padre Gilvan Tavares.
Pré-festa
Como parte dos preparativos da festa, a paróquia iniciou nesta terça-feira, 15, a pré-festa em honra à padroeira dos marítimos. A peregrinação vai até o dia 5 de agosto, quando acontece a abertura oficial dos festejos de Nossa Senhora dos Navegantes.
Durante este período, a imagem da santa, em peregrinação, será recebida nas comunidades rurais, empresas e instituições sediadas no município. No dia 5 de agosto, chega à vizinha cidade de Grossos e no retorno a Areia Branca, será recebida pelos fiéis no Cais Tertuliano Fernandes e na sequência haverá a solene missa de abertura da festa na Igreja Matriz. Após a celebração, a imagem será levada em procissão para a Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, onde haverá o hasteamento de bandeiras.