Luciano Oliveira - [email protected]

Paróquia de Areia Branca divulga o roteiro das celebrações alusivas à Semana Santa

IGREJA MATRIZ DE AREIA BRANCA Igreja matriz, local das celebrações da Semana Santa

A Semana Santa na Igreja Católica é um período de preparação para a ressurreição de Cristo, que ocorre no Domingo de Páscoa, e celebra a vida, o amor e a misericórdia de Deus. Durante todos esses dias da Quaresma, “de coração purificado, entregues à oração e à prática da Fraternidade”, os cristãos se preparam para celebrar a Páscoa, a festa maior da liturgia.

Os três dias que antecedem a Páscoa trazem uma simbologia milenar. Cada ritual celebrado da quinta-feira ao sábado guarda um significado e fecha o ciclo de preparação (iniciado na quarta-feira de Cinzas com abertura da Quaresma) para a maior festa do cristianismo: a ressurreição de Jesus.

Na sexta-feira, os cristãos celebram a paixão. É o único dia do ano em que não há missas em parte alguma. É considerado o momento de luto e solidariedade a Jesus na Cruz, como vítima de imolação pelos pecados do homem. O sentimento de tristeza e reflexão perdura durante todo o dia do sábado e perde espaço para  a alegria, a partir da madrugada, quando se celebra a vigília pascal. É o chamado Sábado de Aleluia. Todas essas celebrações convergem para o domingo de Páscoa, a maior festa da Igreja católica.

Em Areia Branca, a paróquia iniciou o ciclo de celebrações no Domingo de Ramos, dia 13, e concluirá com o Tríduo Pascal. Hoje, 20, foi encerrado o mutirão de visitações e confissões iniciado dia 18. Nesta quinta-feira, 21, às 8h, haverá Missa do Crisma; 17h, Missa da Ceia do Senhor na igreja matriz – Instituição do sacerdócio e da eucaristia.

Ainda nesta quinta, às 20h, translado do Santíssimo – Adoração; 20h30, Catequizandos em geral; às 21h, Legionárias; 21h30, Apostolado Jesus Misericordioso; 22h, Apostolado da Mãe Rainha; 22h30, Homens do Terço; 23h, Casais; 23h30, Renovação Carismática Católica – Recolhimento.

Dia 22, Sexta-feira da Paixão, dia somente de recolhimento. Às 5h, Procissão do Encontro, com Bom Jesus saindo da Capela de Mãe Rainha no bairro Nordeste, e Mãe das Dores, saindo do bairro Aparecida, se encontrando em frente o Cais Tertuliano Fernandes.

Às 15h, Celebração da Paixão de Cristo: Liturgia da palavra (oração universal); adoração, comunhão, beijo na cruz, procissão do Senhor Morto (em silêncio). Às 17h, Procissão do Senhor, seu sepultamento. Sábado, 23, às 8h, Rito da Unção dos Catecúmenos; 20h, vigília pascal.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade