Luciano Oliveira - [email protected]

Pároco de Areia Branca divulga o tema geral da festa de Nossa Senhora dos Navegantes

PROCISSÃO MARÍTIMA EM AREIA BRANCA COMEÇA CEDO ESTE ANO_thumb[1]Procissão marítima, ponto alto dos festejos da vírgem dos navegantes

“Com e do jeito de Maria chegaremos à comunidade divina: Pai, Filho e Espírito Santo”, é o tema geral da festa de Nossa Senhora dos Navegantes 2012, padroeira dos marítimos areia-branquenses. As informações preliminares sobre o maior evento religioso da região, no período, que acontece de 5 a 15 de agosto, foram repassadas à imprensa ontem, 6, pelo pároco local, padre Luiz Sampaio Rego.

A festa em homenagem à padroeira dos marítimos completa 101 anos, como um marco da tradição de milhares de fiéis e devotos da santa. A programação inicia com a peregrinação da imagem que após percorrer as comunidades rurais de Areia Branca, visita as cidades vizinhas e retorna dia 5 de agosto para a abertura solene da festa, com celebração na Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

Abaixo, o Blog reproduz a mensagem do padre Luiz Sampaio aos paroquianos sobre a temática da festa deste ano, texto postado no site da Paróquia de Areia Branca (www.paroquiaareiabranca.blogspot.com).

“Caríssimos Paroquianos ou todos que fazem a Igreja em Areia Branca.

padre luizA Paróquia Nossa Senhora da Conceição está preparando a linda Festa da Mãe da Família dos Marítimos, Nossa Senhora dos Navegantes. Já é a “setuagésima primeira festa”. Nela podemos fazer memória de todo este itinerário de fé de 101.

Não devemos esquecer que a comunidade de Areia Branca sempre esteve no coração de Nossa Senhora. Como filhos desta Mãe dedicada sentem se protegidos todos os que estão na vida, envolvidos com a navegação. E em Areia Branca uma questão cultural, intimamente integrante do ser das pessoas.

Por isso, é gostoso fazer memória de nossa história desde as origens com a Vila das Areias Brancas que depois deu nome a nossa Cidade Areia Branca sob a égide da Imaculada Conceição. Celebrava-se a fé de forma bem popular: barracas, pastoris e leilões.

Com o acontecimento “Manoel Félix” deu-se início a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes. A fé e a religiosidade popular se inflamam mais ainda. No ano passado celebramos o seu centenário. Os marítimos com Maria sabem para onde e como navegam.

Este ano abrimos o novo centenário à luz do tema que aponta para o porto onde todos deveríamos desembarcar: “Com e do jeito de Maria chegaremos à comunidade divina: Pai, Filho e Espírito Santo”. PROCISSÃO TERRESTRE, HOJE[3]Procissão terrestre dia 15 de agosto, encerra os festejos da padroeira dos marítimos

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade