Luciano Oliveira - [email protected]

Papa Bento 16 acende Círio da Paz, rito que marca o início das celebrações natalinas

PAPA O papa Bento 16 acendeu nesta sexta-feira, 24, o Círio da Paz colocado na janela de seu apartamento, que tem vista para a praça de São Pedro, e inaugurou o Portal de Belém de tamanho natural construído no Vaticano.

A inauguração do presépio e o acendimento do círio são os dois ritos tradicionais que marcam o início das celebrações natalinas no Vaticano, onde às 22h do horário local (19h de Brasília), Bento 16 celebrará a Missa do Galo na Basílica de São Pedro.

Este é o segundo ano em que a celebração é antecipada em duas horas, para que Bento 16, que tem 83 anos e precisará conduzir os ritos do Natal no sábado, não se canse.

O acendimento do círio é uma tradição polonesa que era seguida por João Paulo 2º e à qual o atual pontífice deu continuidade.

O Portal de Belém foi inaugurado pelos cardeais Giovanni Lajolo, governador do Estado da Cidade do Vaticano, e Angelo Comastri, arcipreste da Basílica de São Pedro, embalados por um coro de crianças filipinas e música natalina.

O presépio está ambientado na Palestina e ocupa uma superfície de 300 metros quadrados, com uma fachada de 25 metros quadrados.

Por ocasião do 60º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre a Santa Sé e as Filipinas, a embaixada do país asiático doou ao portal nove estátuas que representam filipinos que tocam música diante de uma rede de pesca cheia de peixes.

Ao lado do Portal de Belém foi colocada a tradicional árvore de Natal, que este ano foi presenteada pela região italiana de Alto Adigio.

A tradição de instalar um Presépio na Praça de São Pedro, junto ao obelisco, começou em 1982 por iniciativa do papa João Paulo 2º e foi mantida por Bento 16 em seus quase seis anos de pontificado. (Com informações da Folha.com).

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade