
Na manhã de quarta-feira, 26, teve prosseguimento a Semana do TEA, no município de Serra do Mel, com palestra no auditório do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) com a psicóloga Erika Pedrosa e a advogada Edygella Moura.
O momento, considerado como roda de conversa, foi voltado para pais e responsáveis por pessoas com autismo. A psicóloga abordou sobre o comportamento de uma pessoa com autismo, suas condições de vida, bem como sobre os graus de autismo.

“Primeiro e mais importante que destacamos é o amor entre pais e cuidados para com as pessoas com TEA. Aí vem a questão da interação social, a comunicação e o comportamento”, observou a psicóloga Erika Pedrosa.
Ela também enfatizou que é por meio da socialização que são passadas as regras da sociedade e, assim, são aprendidas as maneiras adequadas de comunicar-se, de aprender e de desenvolver-se.
“São necessárias habilidades sociais que englobam a capacidade de dividir espaços com outros de maneira adequada, para adaptar-se a diferentes contextos e de interpretar pensamentos e desejos dos outros”, disse Erika Pedrosa.
Já a advogada Edygella Moura, abordou sobre os direitos que os autistas têm em sua vida, destacando a Lei 12.764/2012, que trata, especificamente, da Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.
A advogada, ressaltou que na legislação não há graus de autismo. Além disso, que é um médico que irá diagnosticar o cidadão como autista ou não e jamais uma análise fria de um servidor público de outra área.
A advogada também tirou dúvidas de vários familiares quanto aos direitos, principalmente em relação a algum tipo de benefício previdenciário, que seus com TEA podem ter.
A Semana do TEA é promovida pelas secretarias de Assistência Social, Saúde e de Educação.
Fotos: Divulgação