Luana Bruno destacou importância do programa na abertura, tendo ao lado o vereador Sandro Góis
Professores, diretores, supervisores e orientadores da rede municipal de ensino de Areia Branca participaram ontem, 10, a partir das 18h, no plenário da Câmara Municipal, do lançamento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), no município.
O ato solene contou com a presença da prefeita Luana Bruno (PMDB), do secretário de Educação, Vicente Faustino, orientadores locais do programa, Simone Seixas e Ana Virgilia, além da coordenadora local, Maria Márcia da Silva, e da coordenadora adjunta do programa no RN, a professora doutora Naire Jane Capistrano, da Universidade Federal do RN. Luana e a coordenadora Naire Jane conclamaram a todos a “vestirem” a camisa do programa
O presidente da Câmara Municipal, Sandro Góis (PV) e os vereadores Antônio Carlos (PC do B), João Paulo Borja (PC do B) e Antônio Luiz Neto, “Tonho da Cohab” (DEM), prestigiaram o evento, bem como secretários, gerentes, pais de alunos e comunitários em geral.
Ao término da solenidade de lançamento do programa, foram empossados os 24 membros do Conselho Municipal de Educação para o período de 2013 a 2015.
A coordenadora municipal do programa, Márcia Silva, destacou a necessidade de melhorar a qualidade da educação formal. Já a coordenadora estadual adjunta, Naire Jane, explicou que uma das prioridades do programa é a extinção do analfabetismo, oferecendo acompanhamento aos professores e sensibilizando os gestores. Secretário Vicente Faustino (ao fundo) empossando os membros do Conselho Municipal de Educação
Ela disse que, de acordo com o programa, cabe ao município garantir a participação dos professores alfabetizadores nas atividades de formação, ofertar o reforço escolar e montar espaços para a leitura.
E reforçou que o programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso firmado entre o governo Federal, estados e municípios.
A prefeita Luana Bruno, ao fazer uso da palavra, reafirmou o compromisso do município com o pacto, assegurando que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Educadores prestigiaram a solenidade
Educadores e representantes de segmentos locais lotaram o plenário da Câmara
Alunas do Mais Educação, da Escola Municipal Aluízio Alves, durante apresentação na abertura
Equipe da Secretaria de Educação e os coordenadores local e regional do PNAIC
Fotos: Erivan Silva, do blog homônimo