Luciano Oliveira - [email protected]

secretária da Mulher, Adriana Félix, responsável pelos lançamentos

Outubro Rosa em Areia Branca inicia com lançamento da cartilha sobre direito da mulher com câncer e campanha Lenço Solidário

Secretária da Mulher, Adriana Félix, responsável pelos lançamentos

A Campanha Outubro Rosa foi aberta em Areia Branca com o lançamento da Cartilha do Direito da Mulher com Câncer e também da campanha Lenço Solidário que vai arrecadar, durante o mês de conscientização para prevenção do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero, lenços para as mulheres que estão em tratamento contra qualquer tipo de câncer, em especial o de mama.

Os lançamentos simultâneos aconteceram na manhã desta sexta-feira, 7, no salão nobre da Prefeitura de Areia Branca, e contou com a presença de secretários e gerentes municipais, como também de representantes dos equipamentos sociais e da empresa Norsal, uma das parceiras da campanha que vai deixar uma caixa de arrecadação destinada aos funcionários e visitantes.

A defensora pública que atua em Areia Branca, Estela Parussolo de Andrade, conversou sobre “A Defensoria Pública e o acesso aos direitos da mulher com câncer”. Antes dela, a enfermeira Lorena Estefany abordou sobre a importância do autoexame para que a mulher conheça detalhadamente as suas mamas, o que facilita a percepção de quaisquer alterações, como pequenos nódulos, saída de secreções pelos mamilos, mudança de cor da pele, retrações, etc.

A secretária da Mulher, Adriana Félix, responsável pelos lançamentos, informou que as cartilhas com os direitos das pacientes com câncer e informações detalhadas de como garantir cada um deles serão entregues nos órgãos de saúde e de assistência social para que chegam facilmente a toda população feminina do município que necessita.

Já sobre a campanha de arrecadação dos lenços para as mulheres em tratamento de câncer, os pontos de arrecadação serão espelhados na cidade e todos identificados. “Pretendemos arrecadar o maior número possível de lenços para ajudar na melhora da autoestima dessas pacientes porque, muitas vezes, o tratamento quimioterápico provoca queda de cabelos o que abala o emocional de qualquer mulher”, disse a secretária Adriana Félix.

A campanha Outubro Rosa segue até o final do mês com ações desenvolvidas pela Secretaria de Saúde em todas as UBSs do município e, no dia 26, será realizado um mutirão de ultrassonografia mamária e transvaginal.

Fotos: Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Areia Branca

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade