Nunca um assunto rendeu tanto quanto essa “queda-de-braço” entre a Associação Universitária Areia-branquense (AUA) e seus associados. O Blog abriu espaço para que o debate coerente seja travado, mas no sentido que seja encontrada uma saída para o problema que se arrasta há tempos e parece sem solução. Na foto, membros da atual diretoria da AUA. A postagem a seguir, é de quem já passou pela associação e emite sua opinião sobre a crise que se instalou na entidade. Leiam.
A cada ano que passa um fato têm trazido uma dor de cabeça para quem está à frente da Associação Universitária Areia-branquense ( AUA), visto que, a problemática se dá devido ao aumento de universitários em Areia Branca.
É bem verdade que o ingresso nas universidades por parte dos areia-branquenses é um fato bastante positivo, porém, por outro lado, traz também consigo problemas que cresce como uma bola de neve a cada ano.
Como todos sabem, a cada ano entra mais pessoas na faculdade do que sai. Consequentemente, daí o elevado número de alunos. É importante ressaltar que as facilidades promovidas pelo governo federal através do PRO-UNI tem sido outro fator positivo para a elevação dos números de universitários.
É preciso ser realizado um fórum para debater essa problemática, pois, se algo não for feito pra ontem, as coisas podem piorar ainda mais, visto que, a contrapartida do poder Executivo chegou ao seu limite. Os recursos para a contratação de um ônibus é outro problema e por sinal o mais difícil de todos de resolver, pois, como se sabe, muitos dos que lá já se encontra, acha que não tem responsabilidade com quem acaba de entrar. Realmente, é uma situação muito complicada.
Afinal, de quem é a responsabilidade? Quando se têm uma instituição constituída para dar guarda a seus membros, desde já, é essa instituição que têm o dever de encontrar meios para solucionar tais problemas, claro que para tal ação deve ter a contrapartida de seus membros, principal interessado. Muito embora, sabemos que sempre haverá relutância por parte de alguns poucos. Porém, não se deve ver esse impasse como um obstáculo insuperável.
A responsabilidade é de todos que fazem essa instituição, que está aí por mais de duas décadas ajudando os universitários areia-branquenses.
Glauco Araújo
Areia Branca – RN, 22 de julho de 2010.