Luciano Oliveira - [email protected]

Opinião: Começou, na Salinésia, a corrida pelo ouro!

EX-PREFEITOS DA SALINÉSIA

A campanha da governadora eleita, Rosalba Ciarlini, reuniu José Alfredo (o primeiro, pela ordem), Iraneide (com Betinho Rosado), Expedito (de costas, de boné preto) e Dr. Ruidenberg

Nem terminou 2010, os boatos a respeitos de possíveis candidaturas já estão circulando pelas praças e esquinas da Salinésia. Alguns nomes já estão sendo citados nessas conversas. Citado anteriormente em um artigo relacionado à sucessão municipal é repetitivo, porém, verdadeiro: o tempo é mais que ouro quando se pretende almejar o poder.

Semana passada ao navegar num determinado blog, constatei a seguinte notícia: “Comenta-se que uma chapa que disputou as eleições para prefeito em 1982, pode estar sendo reeditada para a campanha de 2012, se não composta pelos mesmos nomes terá a mesma característica. Os encontros para a concretização desta chapa já estão acontecendo em Natal e Areia Branca e em breve será repassada para o eleitor areia-branquense, sabendo que estamos um pouco distantes do pleito de 2012, acreditamos que tudo ainda está no campo da especulação” (Erivan Silva).

Só para relembrar quais eram os candidatos naquele pleito de 1982: Expedito Leonez e José Alfredo, pela situação; Dr. Ruidenberg e José Carvalho (in-memória), pela oposição; Rudson Lima de Góis (in-memória) e Justiniano Neto (in-memória) e Luiz Gomes e José do Vale (in-memória) representando candidaturas independentes.

Nessa campanha a chapa composta por Expedito LeonEz e José Alfredo saiu vencedora. O povo de Areia Branca lembra bem dessa campanha. Não é preciso comentar o que foi aquela eleição. Se concretizada a reedição, então o eleitor areia-branquense terá novamente Expedito Leonez e José Alfredo compondo a chapa vencedora de 1982, pois, dos candidatos que disputaram naquele ano a cadeira do Palacete Coronel Fausto, Expedito Leonez, José Alfredo e Dr. Ruidenberg continuam na política.

Será um desafio e tanto para os dois, pois, com passagens no poder Executivo tempos atrás, os dois, tentaram voltar ao palacete Coronel Fausto, mas não foram bem sucedidos nas campanhas de 1996 e 2000. Com exceção de Expedito Leonez, que assumiu o poder Executivo por sete meses em 2004, com o afastamento do então prefeito José Bruno Filho.

Tanto Expedito Leonez e José Alfredo não disputam uma eleição municipal desde suas derrotas nas respectivas campanhas de 1996 e 2000. De lá pra cá, o envolvimento dos mesmos nas campanhas municipais tem sido bastante discreta. Infelizmente Expedito Leonez hoje se encontra indisponível para enfrentar uma campanha municipal, mas, com certeza o mesmo terá tempo para se recuperar de sua saúde e aí quem sabe ele possa mostrar sua força política novamente, força essa que já faz algum tempo que não tem posto a prova.

Por outro lado, José Alfredo, politicamente falando, anda mais que sumido pelos lados de cá da Salinésia. Desde 2004, José Alfredo não tem se envolvido na política areia-branquense.

Naquele ano de 2004, a sua participação se deu ao fato de sua esposa Iraneide Rebouças ter feito dobradinha na chapa do bloco oposicionista com o médico Dr. Ruidenberg Ferreira Souto. A não concretização de tal chapa com os respectivos nomes acima citados abrirá espaço para pessoas ligadas diretamente a Expedito Leonez e José Alfredo, como exemplo a filha de Expedito Leonêz, Bárbara Leonez, bem como algum parente de José Alfredo, segundo os comentários acima citado.

Por enquanto, de concreto mesmo, só muitas especulações, embora “os diálogos” já começaram desde ontem.

Muitas águas ainda irão de passar. Em se tratando de sucessão municipal aqui na Salinésia, é válido lembrar que algumas pessoas do meio político que não davam as caras pelos lados de cá da Salinésia, depois das eleições deste ano, alguns surpreenderam dando uma boa votação aos seus candidatos, enquanto que outros decepcionaram os seus candidatos com uma votação pífia.

Uma das pessoas que saiu bastante fortalecida nessa campanha foi o médico Edson Trajano, dando uma votação expressiva ao seu candidato Dibson Nasser, tendo o mesmo sido eleito deputado estadual. O trabalho desenvolvido pelo Dr. Edson Trajano aqui em Areia Branca dá uma amostragem do que será a campanha de 2012.

Pode-se dizer que um novo agrupamento foi formado para o embate municipal. O que falta agora são os acertos que possivelmente, não somente esse grupo mais outros grupos escolham os caminhos a percorrerem durante o próximo pleito municipal.

Com a volta das duas vagas à cadeira no poder Legislativo, as perspectivas aumentaram para alguns pretendentes a vereador, principalmente àqueles que nas últimas campanhas obtiveram uma votação inexpressiva nas urnas. Muitas caras novas irão se revelar na próxima campanha. O eleitor areia-branquense terá nova oportunidade de escolher aqueles que pretendem trabalhar em prol da coletividade dessa terra tão linda.

Portanto, muitas conversas ainda irão surgir, boatos também, como esses. É sempre bom ter o máximo de cuidado, mesmo porque, boatos, são apenas boatos. Embora algumas vezes tenha certa dose de veracidade.

Glauco Araújo

Areia Branca (RN), 10 de novembro de 2010

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade