O que é a planta-piloto do Senai-RN? Como será a estrutura? Onde será instalada? Em que etapa está o projeto? Quais são os próximos passos? Haverá qualificação profissional e geração de empregos? As comunidades costeiras foram consultadas?
Essas e outras perguntas são respondidas no informativo “Planta-piloto offshore: 10 questões para entender a pesquisa do Senai-RN”, disponível desde a sexta-feira, 19, no site www.rn.senai.br.
Clique aqui para fazer download em PDF, ou acesse o arquivo no menu principal do site, na aba “Planta-Piloto Offshore”.

Pesquisa
A planta-piloto é um ambiente para Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação concebido pelo Senai-RN para o mar de Areia Branca, no Rio Grande do Norte.
Foi a primeira iniciativa de energia eólica offshore do Brasil a receber licença prévia do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
À época, o órgão destacou que a Planta-Piloto tem como missão contribuir com o desenvolvimento científico e tecnológico nacional.
“A nossa perspectiva com essa Planta é trazer respostas, desenvolver conteúdo nacional, uma cadeia brasileira de empresas fornecedoras e, por meio da pesquisa aplicada, aprofundar o entendimento sobre os aspectos sociais, ambientais e econômicos dessa nova indústria que vai se instalar no país, apresentando esse conhecimento à sociedade com base técnica e científica”, afirmou o diretor do SENAI-RN e do Instituto Senai de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), Rodrigo Mello.
“Nesse contexto, o conteúdo que estamos publicando com perguntas e respostas tem o objetivo de manter as informações vivas e atualizadas, para que a sociedade siga acompanhando nossas atividades, como já era possível fazer por meio de notícias e do contato direto com a nossa equipe, e agora com a disponibilização deste novo canal”, completou.