Luciano Oliveira - [email protected]

Vistoria técnica na Usina Termelétrica de Assu

NUPETR realiza vistorias em refinaria e termelétrica nas cidades de Guamaré e Assú

Vistoria técnica na Usina Termelétrica, em Assú

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), por meio do Núcleo de Licenciamento de Atividades Petrolíferas (NUPETR), realizou nos dias 13, 14 e 15, vistorias técnicas na Refinaria Potiguar Clara Camarão e da Usina Termelétrica Vale do Açu, instaladas nos municípios de Guamaré e Assú, respectivamente. As vistorias foram realizadas com intuito de seguir com as análises para a renovação das licenças ambientais dos dois empreendimentos.

Para a supervisora do NUPETR, Regina Coeli, as vistorias são uma parte importante do processo de análise no Licenciamento Ambiental. “A presença do corpo técnico do Idema em campo consiste no ato de verificação de processos, produtos e instalações. E visa à averiguação destes para que estejam em conformidade com as normas pré-estabelecidas, sejam de segurança, de qualidade ou de prevenção”, explicou Coeli.

Na vistoria da Termelétrica, os técnicos do NUPETR participaram da apresentação do Projeto de Reuso de Água, bem como conheceram o monitoramento do projeto instalado nas comunidades do entorno do empreendimento. O projeto está sendo realizado em parceria com o IFRN, e também será apresentado em cumprimento à condicionante ambiental da Licença de Operação vigente.

Durante as vistorias não foi identificado nenhum descumprimento às condicionantes de licenças. “Verificamos que os empreendimentos estão em conformidade com a legislação ambiental. Destaco ainda, a importância das visitas, principalmente, para o acompanhamento do projeto de Reuso de Água no Vale do Açu, pois o mesmo tem muita importância do ponto de vista socioambiental, com participação do NUPETR/Idema, IFRN e comunidades rurais do município”, reforçou.

Projeto

Denominado Propostas de Uso Racional e Reuso da Água do Rio Piancó-Piranhas-Açu executado pela Usina Termelétrica Vale do Açu, da Petrobras, tem importância singular do ponto de vista ambiental atual, uma vez que com este projeto se busca otimizar a utilização dos recursos hídricos na região disseminando práticas sustentáveis junto às comunidades rurais locais.

Fotos: Ascom/Idema

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade