O Núcleo GenI – Gênero e Interseccionalidade, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), realizou no último sábado, 30, atividades envolvendo filmes e leitura na Associação de Pescadores de Ponta do Mel, no município de Areia Branca, com turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O grupo levou o apresentações do cineclube e clube de leitura para o litoral, propondo interações lúdicas junto a debates pertinentes.
Em sala de aula, os estudantes assistiram ao documentário Sinais Vermelhos, dirigido por Vânia Maria e Marcia Lohss, produzido em solo potiguar, no município de Natal. O curta aborda de maneira delicada as vivências de uma mulher soropositiva há mais de 20 anos.
No momento da leitura, a autora e professora da Uern, Leila Tabosa, foi convidada para ler um dos contos de seu livro, “Ela Nasceu Lilás & Outras Mulheres”, lançado em 2024. A escritora optou por narrar o conto “A Rezadeira”, que conta a história de uma menina alegre e risonha que, repentinamente, parou de falar.
Para encerrar a tarde, foi proposta uma atividade envolvendo poesia e pintura em aquarela. Todas foram convidados a compor poemas com palavras recortadas do texto de Tabosa, e colar em um mar de cores e tons que refletissem o seu oceano interior.
“Foi um momento riquíssimo, tanto de conhecimento para nós da comunidade quanto para mim, saber que tem pessoas que se preocupam com quem vive no campo e, principalmente, o público de jovens e adultos foi uma experiência muito gratificante”, diz Maria Auxiliadora Rodrigues, professora do EJA, sobre o momento vivenciado.
O Núcleo GenI continua com as suas atividades durante o fim de 2024, com o próximo cineclube e clube de leitura em suas preparações finais. Além disso, o núcleo propõe alcançar mais espaços durante os próximos anos, tecendo um laço de experiências com o suporte da literatura e do audiovisual.