Novos residentes judiciais participaram de seminário de orientação na Esmarn

Pedagogo Erisevelton Lima foi o palestrante no evento

Na noite de segunda-feira, 25, os alunos da sexta turma do Programa de Residência Judicial da Escola da Magistratura Potiguar, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), participaram do Seminário de Integração e Orientação. A abertura do evento foi conduzida pelo diretor da Esmarn, desembargador Saraiva Sobrinho, em demonstração de boas-vindas e apresentando aos residentes as características fundamentais para seguir a carreira da magistratura.

“Existem pessoas que buscam na magistratura ter segurança financeira, viver bem, ter status, mas o magistrado é, antes de tudo, um vocacionado, exerce um sacerdócio. A minha palavra é de incentivo e eu quero que cada um tenha consciência do que vai fazer. O estado brasileiro precisa de bons juízes. Nós precisamos de juízes corajosos e não de juízes midiáticos”, enfatizou o desembargador.

Desembargador Saraiva Sobrinho fez a abertura do seminário

O evento ainda teve como palestrante o pedagogo da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrado (Enfam), Erisevelton Lima, responsável pelo conteúdo de orientação do Programa de Residência Judicial e suas exigências. “Nossa missão é fazer um resgate nestes jovens e adultos, para que eles entendam as reais motivações que os trazem até aqui, que não sejam meramente econômicas, financeiras, mas despertando neles a importância de se lembrar daqueles princípios que a própria Enfam coloca para o magistrado de nova ordem, de uma nova época, que é a ética e o humanismo”, afirmou.

Erisevelton ainda promoveu dinâmicas em grupo para trabalhar fatores intelectuais, cognitivos, afetivo-emocionais e sociais. “Estamos desenvolvendo com eles técnicas de trabalho em equipe. O magistrado não trabalha mais sozinho. Ele tem momentos isolados sim, de análise, mas ele não pode se isolar do mundo, ele tem que contar com especialistas e outras áreas para tomar suas decisões”, finalizou.

Fotos: Divulgação/Esmarn

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *