Luciano Oliveira - [email protected]

Novo presidente da Câmara Municipal de Areia Branca, em discurso, prega a política da boa vizinhança

netinho nova mesa

Mesa Diretora da Câmara: Antônio Luiz Neto, “Tonho da Cohab” (2º secretário), Duarte Júnior (1º secretário), “Netinho Cunha” (presidente), Dijalma da Silva Souza (vice-presidente)

Ao tomar posse na manhã desta quinta-feira, 1º, como presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Areia Branca no biênio 2015-2016, o vereador Francisco José de Souza Neto, “Netinho Cunha” (PSB), destacou o papel democrático da Casa e assumiu o compromisso de realizar uma gestão transparente, que respeite as divergências e atenda às demandas do município.

Segue, abaixo, na íntegra, o discurso proferido por “Netinho Cunha” no ato de posse ocorrido no plenário do Legislativo areia-branquense.

Quero aqui saudar o meu amigo e ex-presidente desta Casa Sandro Góis. Quero saudar o nosso vice-presidente Dijalma. Saudar os primeiros e segundo secretário da mesa diretora, os vereadores Duarte Júnior e “Tonho da Cohab”.

Quero saudar de um modo especial o colega Antônio Carlos e o vereador João de Beguinho, que junto conosco construíram esse momento. Quero também fazer uma saudação especial ao vereador Aldo Dantas.

Saúdo o deputado estadual eleito e diplomado “Souza”. Saúdo a vice-prefeita do município de Areia Branca, Lidiane Garcia. Saúdo a todas as autoridades.

Peço licença para saudar toda a nossa família, meus avós, tios, parentes, nas pessoas de meu pai Toninho Cunha e Luciana e de meus irmãos Artur e Marcos Filho. Saúdo aqueles que fazem a razão do nosso mandato, o povo areia-branquense.

1832 ok

Meus senhores, minhas senhoras.

A escolha do meu nome para presidir essa Casa, em meio a outros colegas também qualificados, é uma saudável responsabilidade que chega às minhas mãos.

Pesa, porém não me assusta.

Assumo essa missão, com a consciência de que serei mais um presidente, mas não posso ser qualquer um.

Minhas responsabilidades aumentam, se multiplicam. Entretanto por minha natureza e convivência ao longo de dois anos com o ex-presidente Sandro, com os demais vereadores e servidores, tenho a serenidade para ouvir, consultar, dialogar e dividir esse trabalho.

Somaremos na tarefa de cumprir o mais sublime papel de um agente público: o de representante dos interesses do povo.

Ninguém espere de mim o deslumbramento e a distância; a separação desse poder entre aliados e adversários, amigos e desafetos, como tentam apregoar.

Quem apostar no confronto Legislativo versus Executivo, perderá feio também. Seremos uma força auxiliar, suplementar e parceira no atendimento às maiores necessidades de nossa população.

1764 ok

Contudo é bom que fique claro: não relaxaremos em nossos deveres como poder fiscalizador, intermediador dos anseios da sociedade e legislador.

A política da boa vizinhança e da linguagem moderada, será minha prática diária. Sou presidente, estou presidente, mas não serei presidente para sempre.

Aprendi com meus pais um ensinamento que tem me servido para a vida em família, à convivência social lá fora e à atividade política nessa Casa: “Quem quer respeito, respeita”.

É bom não esquecermos: a Câmara não foi eleita para ser governista ou oposicionista. O mandato de cada um é o mandato do povo. Do povo, pelo povo e para o povo.  

A política é por si só árdua, às vezes injusta, em muitos momentos tomada pela ingratidão, geradora de muitas incompreensões e foco de intrigas. Não entrei na política para alimentar separações, promover o rancor e bancar privilégios em detrimento da maioria.

Minha passagem por esse cargo, ao longo de dois anos, na segunda metade da legislatura que iniciamos em janeiro de 2013, será de muito trabalho e prevejo muitas dificuldades.

1748 ok

Convivemos com uma conjuntura nacional de incertezas, um cenário municipal muito delicado. Porém há também boas perspectivas.

Testemunharemos daqui a horas o início de um novo governo estadual e federal. Renovam-se as esperanças de retomada do crescimento, melhor ajuste nas contas públicas e incremento de medidas desenvolvimentistas e voltadas para o bem-estar social.

Torcer contra é atirar no próprio pé.

Em poucas semanas, a posse do deputado eleito e diplomado “Souza” na Assembleia Legislativa, também é um alento para novo ciclo. Após mais de 50 anos, desde o deputado Manoel Avelino, Areia Branca poderá dizer que tem um deputado.

Areia Branca e a Costa Branca terão um nome para defesa direta de seus interesses em Natal, alguém com experiência política, com apego à sua terra, com conhecimento de causa, que trabalhará com uma voz firme em defesa de sua Terra e de sua gente.

1758 ok ok ok

Chegando ao final de minhas palavras, quero saudar a passagem construtiva, elevada, competente e inspiradora do vereador Sandro Góis pela presidência. Seu trabalho é reconhecido por todos, vereadores e servidores, além da própria população.

Ao substituí-lo, o faço, sabedor de que sua juventude é a prova de que é possível se fazer mais e melhor, mesmo sem o crédito dos cabelos brancos. O senhor teve a maturidade que muitos acreditavam que sua juventude não lhe permitiria ter.

Parabéns!

Por fim, agradeço a confiança do povo e o apoio de minha família na construção dessa história. Estou pronto, sob a proteção de Nossa Senhora dos Navegantes e de Deus, para o futuro que virá.

Muito obrigado a todos!

Fotos: Erivan Silva

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade