O empresário caraubense, Rivelino Câmara, é o novo proprietário da Rádio Centenário de Caraúbas. A emissora fundada em 1.982, depois de décadas operando com sucesso e consolidada como voz autêntica da região, em 2003 já pertencendo ao ex-deputado federal, o saudoso Carlos Alberto de Souza Rosado, Betinho Rosado, passou a integrar a Rede Potiguar de Comunicação (RPC) formando uma rede de quatro rádios (Rádio Tapuyo de Mossoró, Farol de Alexandria, Ivipanim de Areia Branca – antiga Rádio Gazeta – e a Centenário de Caraúbas) em quatro cidades diferentes.
Sobre a aquisição da Rádio Centenário, Rivelino disse que a ideia é modernizar a emissora, instituir um novo modelo de gestão que preserve a tradicional atuação nos campos do jornalismo e do esporte ao mesmo tempo em que posicionará a Centenário como uma emissora da era multiplataforma.

Além da reestruturação das instalações da Centenário, o novo dono está investindo em estúdio moderno e multimídia projetado para transmissões de áudio e vídeo de alta qualidade, no formato conhecido como “rádio com imagem”. “Esta é uma tendência crescente no setor, visando engajar a audiência de forma mais visual em múltiplas plataformas, como sites e aplicativos”, acrescenta Rivelino.
Outra novidade anunciada por Rivelino, é que a Rádio Centenário de Caraúbas migrou oficialmente da frequência AM 1510 para a Frequência Modulada (FM). A mudança faz parte do processo nacional de migração das rádios AM para FM, autorizado pelo Ministério das Comunicações (MCom).

Segundo ele, breve a emissora estará operando na nova frequência, oferecendo melhor qualidade de som e menos interferências do que a faixa AM. “Todos vão poder sintonizar a programação da rádio no dial FM 90.9 ou por meio de plataformas online e aplicativos, mantendo a característica de emissora do povo que é a grande marca da Centenário e estando sempre próximo da população”, pontua Rivelino.
A política e a paixão pelo rádio
Rivelino Câmara construiu uma carreira política de sucesso, mas sem deixar de lado sua paixão pelo rádio. A aquisição da Centenário tem a ver com questões sentimentais, pois foi lá, na Centenário, que Rivelino ainda jovem teve o primeiro contato com o universo radiofônico. O menino demonstrou aptidão para lidar com a comunicação e o passo seguinte foi fundar a sua própria rádio na cidade, uma FM Comunitária que o projetou na região.
Sua mudança para a cidade de Patu para trabalhar na prefeitura, foi decisiva para sua incursão na política. Fruto da sua atuação no governo municipal, Rivelino foi eleito prefeito em 2016 e reeleito em 2020, cumprindo dois mandatos consecutivos que culminaram na transformação da cidade. Com grande potencial de votos, elegeu o seu sucessor em 2024 e se mantém como sólida liderança política local e com destacada influência em outros municípios da região.



Fotos: Divulgação