Luciano Oliveira - [email protected]

Juíza Uefla Fernandes diplomando a prefeita eleita Iraneide Rebouças (Foto: Erivan Silva)

Novo ciclo na política areia-branquense inicia em janeiro cercado de expectativas

Juíza Uefla Fernandes diplomando a prefeita eleita Iraneide Rebouças (Foto: Erivan Silva)
Juíza Uefla Fernandes diplomando a prefeita eleita Iraneide Rebouças (Foto: Erivan Silva)

O cenário político continua efervescente em Areia Branca, mesmo já tendo passado mais de 70 dias da recente campanha eleitoral. De um lado, crescem as expectativas sobre a composição da futura Mesa Diretora da Câmara Municipal, cujo processo ainda está em aberto. No outro extremo, os eleitores da prefeita diplomada Iraneide Rebouças (PSD) não param de comemorar o resultado das urnas de 2 de outubro. Talvez seja a vitória de um candidato a cargo eletivo mais festejada que se tem notícia. E ainda falta a posse, dia 1º de janeiro de 2017.

A eleição de Iraneide Rebouças para a Prefeitura de Areia Branca, quebra um jejum de 20 anos do seu grupo político que não vencia uma eleição desde 1992. E também interrompe uma sequência de vitórias e a hegemonia do grupo político que teve a dobradinha José Bruno Filho (PMDB) e Manoel Cunha Neto, “Souza”, (PHS), hoje deputado estadual, como referência.

O médico Bruno Filho foi prefeito duas vezes, eleito e reeleito em 1996 e 2000. “Souza” repetiu a dose em 2004 e 2008. E por último, em 2012 o grupo liderado por Bruno e “Souza” elegeu a peemedebista Luana Bruno (filha de Bruno), a primeira mulher prefeita do município.

Em janeiro, inicia um novo ciclo na política local, agora tendo à frente a prefeita eleita Iraneide Rebouças. Ela que já vem de uma experiência de mais de 20 anos de hegemonia do seu grupo político, na época liderado pelo saudoso ex-prefeito Expedito Gomes Leonez, que ingressou na política areia-branquense na década de 70 e comandou uma série de vitórias nas urnas até 1996, quando encerrou seu o ciclo com a entrada em cena de Bruno e “Souza”.

Em Areia Branca, situação e oposição se revezam no poder há mais de 40 anos. Se o próximo ciclo que começa em janeiro vindouro terá vida longa, só o tempo dirá.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade