O mês de novembro inicia com um chamado da Prefeitura de Areia Branca para os produtores rurais declararem seus animais e propriedades. O processo de atualização cadastral tem objetivo de manter regularizado e sob controle todo o rebanho, cumprindo exigências das autoridades sanitárias e monitoramento eficiente, para garantir saúde à produção agropecuária e à população.
A declaração deve ser feita até o dia 30 de novembro, para todas as espécies (bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos, suínos, equídeos, aves, peixes, entre outros). Em Areia Branca, o procedimento deve ser feito na Secretaria Municipal de Agricultura, que fica na Rua Mestre Silvério Barreto, no centro, próximo à Escola Estadual Conselheiro Brito Guerra.
A atualização cadastral acontece duas vezes ao ano, nos meses de maio e novembro e geralmente era realizada junto com a vacinação contra a Febre Aftosa.
Após a última campanha de vacinação, em abril, o Rio Grande do Norte alcançou um novo status sanitário, em que foi reconhecido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária como “Livre da Aftosa sem Vacinação”. Entretanto, a atualização cadastral continua sendo exigida é um dos requisitos para se garantir a manutenção do status, segundo o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária (Idiarn).