Novembro Azul: Prefeitura de Areia Branca amplia realização de exames de PSA

Realização da coleta de sangue para o exame de PSA

O Centro de Saúde José Nogueira de Melo realizou durante toda a sexta-feira, 26, exames de PSA que detecta possíveis casos de câncer de próstata em pacientes em fase inicial.

Ao todo mais de cem homens com idade superior a 45 anos realizaram o exame ofertado pela Prefeitura de Areia Branca, por meio da Secretaria de Saúde, dentro da campanha Novembro Azul.

Os exames realizados no horário da manhã foram agendados previamente e os exames no período vespertino foram por demanda livre, dentro do mutirão da saúde dos homens.

UBS Maria Cícera

Os homens que realizaram o exame de PSA, de prevenção ao câncer de próstata, no início deste mês de novembro, na UBS Maria Cícera, retornaram na manhã de sexta-feira para a avaliação dos resultados junto com a médica da unidade de saúde.

A próstata é uma glândula presente apenas nos homens, localizada na frente do reto, abaixo da bexiga, envolvendo a parte superior da uretra (canal por onde passa a urina). A próstata não é responsável pela ereção nem pelo orgasmo. Sua função é produzir um líquido que compõe parte do sêmen, que nutre e protege os espermatozoides. Em homens jovens, a próstata possui o tamanho de uma ameixa, mas seu tamanho aumenta com o avançar da idade.

Fotos: Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Areia Branca

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *