Luciano Oliveira - [email protected]

"Toinho do Foto" registrou mais de meio século da história do município (Foto: Reprodução)

No Dia do Fotógrafo, homenagem ao saudoso mestre “Toinho do Foto”

“Toinho do Foto” registrou mais de meio século da história do município (Foto: Reprodução)

Por Luciano Oliveira

Na data em que se comemora o Dia do Fotógrafo, 8 de janeiro, é justo homenagear o homem que registrou em fotografias parte da história de Areia Branca por mais de meio século. Trata-se do saudoso fotógrafo Antônio do Vale Souza, “Toinho do Foto”, como era mais conhecido. Ele faleceu em 31 de maio de 2009, aos 80 anos.

Passados quase 13 anos da sua morte, a arte de “Toinho do Foto” resiste ao tempo e continua viva em arquivos e memória dos areia-branquenses. E além da sua terra natal, já que o trabalho dele atravessou fronteiras.

O físico areia-branquense de renome internacional, professor Carlos Alberto dos Santos, sobrinho de Francisca Geralda de Morais de Souza, carinhosamente chamada de “Geraldinha”, viúva de “Toinho do Foto”, entre os muitos inscritos sobre o inesquecível fotógrafo, em um artigo publicado por ele no blog “Era Uma Vez em Areia Branca”, descreveu “Toinho do Foto” (“Tonho” para seus irmãos e “Titonho” para seus inúmeros sobrinhos) como “quase um santo de tão boa pessoa, um menino de tão ingênuo, levou a vida nos embalos de seus atos sempre generosos. Perdemos um homem bom. O homem que não se desgrudava de seu instrumento de trabalho, clicando aqui e ali, registrando “instantâneos”, como ele gostava de denominar as cenas que ele imortalizaria”.

Pelo que deixou como legado para a história do município, “Toinho do Foto” merecia mais reconhecimento, principalmente considerando que fotografar na sua época era um verdadeiro desafio e um ofício de arte, já que não dispunha da tecnologia de hoje.

A fotografia hoje está presente na vida das pessoas por meio dos smartphones e equipamentos digital, e até parece algo banalizado dada a facilidade proporcionada pela tecnologia.

Mas na verdade a fotografia foi uma das maiores invenções do século XIX. Todos hoje podem ter acesso à fotografia digital, mas a fotografia em si está longe de ser algo banal. O fotógrafo é o profissional com olhar atento, que capta os pequenos detalhes e faz com que muitos momentos fiquem eternizados em uma fotografia.

Uma das mais expressivas homenagens

Mas voltando a “Toinho do Foto”, a última grande homenagem ao saudoso mestre da fotografia foi em maio de 2013, quando a então prefeita Luana Bruno realizou uma festa para as mães areia-branquenses e o destaque da programação foi a Exposição “Mãe, retrato de mulher”.

O evento levou uma multidão ao Memorial Luís Fausto de Medeiros. Na oportunidade, a prefeita Luana Bruno recebeu familiares do saudoso “Toinho do Foto”, entre eles a viúva “Geraldinha”, que agradeceram o gesto.

Muito elogiada nos diversos setores da cidade, a iniciativa da Prefeitura de Areia Branca, por meio da Fundação de Cultura, além da homenagem a “Toinho do Foto”, premiou novos talentos da arte de fotografar que expuseram seus painéis fotográficos no evento.

A era “Toinho do Foto” influenciou muitos areia-branquenses que enveredaram pelos caminhos da fotografia. Alguns deles, hoje, bem sucedidos.

Além da geração que utiliza o celular como instrumento de trabalho, merecem ser lembrados e homenageados nesta data, profissionais da fotografia como Ribamar Dantas, Maria Gregório (Maria Fotógrafa), Dionísio Dantas, Ângelo Vale. E por que não? Maria Silva (Dorinha) e os advogados Cid Neto e Dario Lima, que embora não façam da arte um meio de sobrevivência, são todos apaixonados pela fotografia e proporcionam belos espetáculos visuais e eternizam cenários e momentos inesquecíveis relacionados à terrinha.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade