Luciano Oliveira - [email protected]

Eleitor deve atentar para alguns detalhes, na hora de votar (Foto: Reprodução)

Neste domingo cada eleitor poderá digitar até 19 números na urna eletrônica; leve a “colinha”

Eleitor deve atentar para alguns detalhes, na hora de votar (Foto: Reprodução)

Nas eleições de 2018, os cidadãos terão que votar em um candidato para deputado distrital (ou estadual, no caso dos municípios que não integram o DF), um deputado federal, dois senadores, um governador e um presidente. No caso de um eventual segundo turno, os eleitores podem ter que votar novamente para governador e presidente, a depender do resultado do primeiro turno.

Na urna, o que fazer?

Este ano, o eleitor terá que votar em seis candidatos. A ordem será a seguinte:

1º. Deputado federal

2º. Deputado distrital (ou estadual)

3º. Senador (1ª vaga)

4º. Senador (2ª vaga)

5º. Governador

6º. Presidente

Diante da urna, o eleitor deve teclar o número do candidato de sua preferência. Em seguida aparece a foto, o número, o nome e a sigla do partido do candidato. No caso de tudo estar correto, basta apertar a tecla “verde” e confirmar o voto. Caso esteja errado, aperte em “corrige” e faça novamente os passos.

Neste domingo, 7, mais de 145 milhões de eleitores brasileiros vão às urnas para as eleições gerais de 2018. Cada eleitor poderá digitar até 19 números na urna eletrônica, o que pode causar confusão.

Que documentos levar?

Você só precisa levar um documento com foto, que pode ser carteira de trabalho, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), passaporte, entre outros. Vale lembrar que, no dia da eleição, não é obrigatória a apresentação do titulo de eleitor.

“Cola” eleitoral 

Para evitar erros, a recomendação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é que o eleitor faça uma “colinha” eleitoral e leve consigo até a cabine de votação.

A ordem dos candidatos é a mesma que vai aparecer na urna: deputado federal; deputado estadual (distrital, no caso do DF); senador (1ª vaga); senador (2ª vaga); governador; e presidente.

Os candidatos a deputado federal aparecem na urna com 4 números. Os deputados estaduais têm 5 números. Senadores aparecem com 3 números, enquanto o cargo de governador e presidente são de 2 números. Vale lembrar que o eleitor não pode entrar com celular, tablet ou câmera na cabine de votação. Bom voto!

 

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade