Luciano Oliveira - [email protected]

Entre os destaques do Plano, destaca-se a entrada em operação da quarta subestação móvel

Neoenergia Cosern investe R$ 80 milhões no reforço da rede elétrica para o verão

Entre os destaques do plano, está a subestação móvel (Foto: Canindé Soares/Neoenergia Cosern/Divulgação)

A Neoenergia Cosern investiu R$ 80 milhões no Plano Verão 2023. O objetivo da ação é reforçar a confiabilidade do sistema elétrico em cerca de 30 municípios localizados ao longo de mais de 400 quilômetros do litoral potiguar, que geralmente tem a população dobrada entre o réveillon e o carnaval, de modo a garantir o pleno fornecimento de energia aos potiguares e turistas.

Entre os destaques do Plano, destaca-se a entrada em operação da quarta subestação móvel, que é uma central de distribuição de energia montada em uma carreta de seis eixos utilizada para realizar manutenções corretivas, preventivas, obras de reforço e atendimentos emergenciais nas 76 Subestações “fixas” da distribuidora espalhadas pelo estado.

“As ações de preparação para o verão fazem parte do Plano de Manutenção anual da distribuidora e tem como objetivo garantir o pleno fornecimento de energia elétrica em regiões litorâneas com grandes concentrações de potiguares e turistas”, explica Luiz José Queiroz, superintendente de Operações da Neoenergia Cosern. “Além das obras estruturantes, realizamos manutenções preventivas na rede elétrica e, também, ações de segurança com a população para que esse período seja o mais tranquilo possível”, ressalta.

Além da nova subestação móvel, a Neoenergia Cosern realizou manutenções preventivas em 52 alimentadores, construiu e modernizou 4,6 mil quilômetros de redes elétricas e instalou novos equipamentos telecomandados nas redes elétricas próximas às praias, beneficiando aproximadamente 230 mil unidades consumidoras. Em setembro, a distribuidora deu início a uma operação para lavagem de 800 quilômetros de redes elétricas em onze municípios das regiões Oeste, Costa Branca e Agreste (Mossoró, Areia Branca, Serra do Mel, Tibau, Macau, Guamaré, Pendências, Grossos, Baraúna, Goianinha e Tibau do Sul).

O objetivo da lavagem é minimizar os defeitos causados pela ação natural da maresia, salinidade e poluição atmosférica em cabos, transformadores, subestações e outras estruturas sistema elétrico, principalmente na região da Costa Branca potiguar.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade