Luciano Oliveira - [email protected]

Equipamentos telecomandados instalados em municípios do litoral potiguar: reforço na segurança com a população e no fornecimento de energia

Neoenergia Cosern investe R$ 4,2 milhões na modernização do sistema elétrico de 13 municípios litorâneos

Equipamentos telecomandados instalados: reforça na segurança com a população e no fornecimento de energia

A Neoenergia Cosern investiu R$ 4,2 milhões para reforçar o fornecimento de energia elétrica em 13 municípios do litoral potiguar entre os meses de janeiro e setembro.

A ação faz parte da “Operação Verão” da distribuidora (iniciada em julho e que vai até o carnaval) e tem como objetivo reforçar a segurança com a população e o fornecimento de energia nas praias mais procuradas no final do ano.

Em municípios como Areia Branca, Baía Formosa, Caiçara do Norte, Extremoz, Macau, Maxaranguape, Natal (Ponta Negra), Pendências, Rio do Fogo, Touros, Tibau do Sul (Pipa), Galinhos e São Miguel do Gostoso, a população local chega a dobrar de tamanho entre o final do ano e o carnaval por causa do verão.

“Modernizamos a rede elétrica, que ganhou equipamentos telecomandados, e montamos uma estratégia especial de operação entre o final do ano e o carnaval na região litorânea com nossas equipes de plantão para garantir o fornecimento”, explica Sharley de Moura Manso, gerente de Operação do Sistema Elétrico da Neoenergia Cosern.

Ao todo, foram modernizados 27 quilômetros de rede de média tensão e 6 quilômetros de rede de baixa tensão, além da instalação de 19 novos religadores no sistema elétrico nos 13 municípios litorâneos citados acima.

A maioria dos religadores opera com uma tecnologia batizada de “self healing” (auto reconfiguração, em tradução livre), que diminui o tempo de reestabelecimento do fornecimento de energia de duas horas para menos de 60 segundos, em média.

De janeiro até agora, a Neoenergia Cosern já instalou 206 equipamentos telecomandados na rede elétrica em todo estado. No total, a distribuidora opera com 1.567 equipamentos desse tipo, 712 deles contemplados com a tecnologia “self healing”.

Fotos: Divulgação/Cosern

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade