Nazareno Lemos, cotado para a renovação do mandato
A coligação DEM/PSD poderá eleger entre três e quatro representantes para a Câmara Municipal de Areia Branca nas eleições do próximo ano (a partir da próxima legislatura a Casa voltará a contar com 11 vereadores). A projeção é feita por expoentes do próprio grupo oposicionista e também analistas do cenário político atual, oriundos do governismo.
Considerando as análises, os vereadores José Nazareno de Lemos (DEM) e João Ferreira Tavernard Souto Neto, “João de Beguinho” (PSD), têm amplas possibilidades de renovarem os mandatos. Outros nomes citados com chances de eleição seriam Adriano Emílio e João Leonez, ambos do DEM.
“João de Beguinho” é citado como um forte nome pela oposição
Na campanha de 2008, “João de Beguinho” foi eleito para o primeiro mandato com 926 votos, o terceiro mais votado. O vereador Nazareno Lemos, no quinto mandato, obteve 860 votos e ficou entre os seis primeiros. O suplente de vereador Adriano Emílio obteve 649 votos, mais que a votação dos vereadores reeleitos Alderi Batista de Souza (PPS), 582 votos, e Francisco Lopes da Silva, “Chico Lopes” (PTB), 226, e o estreante Thalys Araújo (PSDB), que teve 444 votos. O então vereador João Leonez obteve 536 votos e não renovou o mandato.
Vale ressaltar que na campanha passada Nazareno Lemos e Adriano Emílio foram candidatos pela coligação governista que reelegeu o prefeito Manoel Cunha Neto, “Souza” (PP). Hoje na oposição, eles poderão ser beneficiados com a ida do vereador Alderi Batista e do ex-vereador Francisco Antônio de Macedo (PR) para a base governista.
Adriano Emílio, suplente e pré-candidato
Pelo fato de serem detentores do cargo eletivo, Nazareno Lemos e “João de Beguinho” despontam como favoritos à renovação dos mandatos. Mas as projeções indicam que a coligação elegeria mais um. Ou até um quarto representante, dependendo do coeficiente eleitoral utilizado para escolher os representantes do Poder Legislativo, calculado levando em conta o número de votos válidos, e não o de eleitores.
Pelo histórico e desempenho nas urnas nas últimas eleições, Adriano Emílio e João Leonez estariam mais próximos de obter êxito em 2012, na corrida para a Câmara Municipal. Mas tem ainda os pré-candidatos Antônio Luiz Neto, “Tonho da Cohab” (DEM), e Daiane Verísismo da Costa (PSD), que no pleito passado obtiveram 365 e 278 votos, respectivamente.
João Leonez trabalha para retornar ao Legislativo
Sem contar que no decorrer dessa fase preliminar do processo, deverão surgir outros pré-candidatos, o que tornaria a disputa mais acirrada.