Por 24 votos favoráveis e dois contrários, de Natália Bonavides (PT) e Kleber Fernandes (PDT), a Câmara Municipal de Natal decidiu derrubar as medidas cautelares impostas ao vereador Raniere Barbosa (PDT) pelo Poder Judiciário, inclusive a de afastamento do cargo determinada desde 24 de julho de 2017.
O mandato de Natália tem acompanhado desde o início os desdobramentos da Operação Cidade Luz – que investiga desvios de dinheiro público nas contratações de empresas da iluminação de Natal – e repudiou a prática como as oligarquias se apropriam da máquina pública para uso privado.
Na ocasião da denúncia, a vereadora petista buscou colher assinaturas para instalar uma Comissão Especial de Inquérito (CEI)), mas a Câmara Municipal na ocasião decidiu por não realizar a investigação.
Nesta quarta-feira, 25, utilizando como parâmetro o caso do retorno de Aécio Neves (PSDB) ao Senado, a Câmara Municipal apreciou um requerimento de Cícero Martins (PTB) que pedia a derrubada das medidas cautelares impostas ao vereador Raniere Barbosa, o que foi calorosamente apoiado por figuras como Luiz Almir (PR) e Aroldo Alves (PSDB); e seguiu com a ampla maioria de 24 votos contra dois.
Para a vereadora Natália, a Câmara decidiu de forma atropelada, sem respeitar os ritos mínimos, sem aguardar o Judiciário enviar os autos do processo, que atualmente corre em segredo de Justiça.