Luciano Oliveira - [email protected]

Mutirão acontece de 18 a 20 de outubro no estacionamento da Escola de Governo (Foto: Erick Allan/Sead)

Mutirão de mamografias é iniciado no Centro Administrativo do Estado

Mutirão acontece de 18 a 20 de outubro no estacionamento da Escola de Governo (Foto: Erick Allan/Sead)

O Governo do Rio Grande do Norte, por meio do Programa Estadual de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho (PQVST), iniciou nesta segunda-feira, 18, o mutirão de mamografias gratuitas no Centro Administrativo do Estado. A ação destinada às mulheres como forma de prevenção ao câncer de mama é uma parceria com o Grupo Reviver e faz parte da programação especial em alusão ao dia do Servidor Público, celebrado no dia 28 deste mês. A unidade móvel do Grupo Reviver permanece até o dia 20 de outubro (quarta-feira) no estacionamento da Escola de Governo (EGRN) para realização dos exames.

Na parte da manhã, a demanda é aberta, ou seja, qualquer mulher interessada pode realizar o exame gratuitamente. Os atendimentos são mediante ordem de chegada a partir das 7h. Já na parte da tarde a prioridade são para as servidoras públicas estaduais, que podem agendar a vaga por meio  do telefone (84) 3232-1490, das 8h às 16h. Para o atendimento, é preciso apresentar a carteira do SUS de Natal e algum outro documento de identificação, como Carteira de Identidade (RG), além de ter idade a partir de 40 anos. São realizadas 70 mamografias diariamente no local. Os exames levam entre 10 e 15 minutos e os resultados são entregues na EGRN em média duas semanas após a sua realização.

Denise Silva é servidora pública estadual, lotada na Secretaria de Administração do Estado (Sead), onde atua na Coordenadoria de Atendimento ao Servidor e ao Cidadão (Codaci), responsável pela gestão do Programa Central do Cidadão. Para ela, esse tipo de ação é muito importante. “Tem muita gente que não tem condições de pagar por esse exame, que é de rotina para a prevenção da saúde da mulher, e ter ele aqui gratuitamente é de grande valia tanto pras servidoras quando para a saúde da mulher de uma forma geral”, enfatiza.

De acordo com Graça Araújo, vice-presidente da Comissão Estadual do PQVST, a iniciativa serve não só para chamar a atenção das mulheres, como também dos homens que cuidam destas mulheres para zelar pela saúde feminina. “Cuidar da saúde da mulher deve ser uma prioridade, tanto para ela, quanto para aqueles com quem convive. O Grupo Reviver desempenha um papel muito importante para o tratamento preventivo. Por isso, firmamos pelo quarto ano consecutivo essa parceria. A vinda do mutirão para o Centro Administrativo representa uma forma de garantir acesso ao exame e oferecer mais comodidade às servidoras”, declara.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade