Ultimamente em Areia Branca os desfiles têm sido temáticos, mostrando aspectos da economia do município
Nesta terça-feira, 7, em muitos municípios ainda se comemora a Independência do Brasil com desfile cívico, o mais tradicional evento em alusão ao 7 de setembro, feriado nacional. Mas na maioria das cidades a data vem perdendo o sentido cívico e o desfile das escolas, grupos de escoteiros e corporações militares, foi transferido para a festa de aniversário das cidades, ou seja, a emancipação política.
Em Areia Branca, há anos o desfile cívico de 7 de setembro foi incorporado à programação do aniversário da cidade, comemorado em 22 de outubro. Além das escolas, o desfile conta com a participação da prefeitura, por meio dos seus programas sociais. Bandas de música e fanfarras da cidade e da região completam a festa.
Mas em relação a 7 de setembro, em nível local a data não “passa em branco”. Amanhã cedo o prefeito Manoel Cunha Neto, “Souza” (PP), reúne autoridades e convidados no Palacete Municipal para o ato cívico de hasteamento da bandeira e execução do Hino Nacional.
Nesta segunda-feira, 6, véspera do feriado de 7 de setembro, Estado e município decretaram ponto facultativo nas repartições públicas. O decreto não alcança os setores que prestam serviços essenciais à população, como a saúde.