Luciano Oliveira - [email protected]

Município inicia processo de implantação do primeiro Conselho Local de Saúde

Os profissionais que atuam da Unidade Básica de Saúde (UBS) Ana Paulino se reuniram na tarde de segunda-feira, 21, para a primeira mobilização social em torno da instalação do primeiro Conselho Local de Saúde (CLS) do município de Areia Branca. A reunião aconteceu às 14h, na sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).LIDIANE GARCIA FEZ A ABERTURA DO ENCONTRO PARA TRATAR DO CONSELHOLidiane Garcia, secretária de Saúde, fez a abertura do encontro

O encontro teve como objetivo eleger os primeiros membros representantes de usuários do CLS, escolhidos pelos moradores da área de abrangência da UBS, localizada próximo ao populoso bairro Somoban. A escolha dos membros foi feita por meio de eleição direta, com participação dos moradores maiores de 16 anos.

Entre os presentes na reunião, estava toda a equipe da UBS Ana Paulino e a secretária municipal de Saúde, Lidiane Michele Campos Garcia, que fez abertura dos trabalhos.

No seu pronunciamento, a secretária Lidiane Garcia disse que com o CLS Areia Branca passa a ter uma saúde legitimada pela comunidade para a comunidade, com serviços, programas, atendimentos e ações de interesse e necessidade de cada localidade, sendo feita pelos profissionais de saúde, gestores do SUS e usuários dos serviços.

Além disso, a comunidade passa a conhecer melhor as unidades de saúde, suas estruturas física e recursos humanos, os serviços oferecidos, entre outros. “Em contrapartida a administração conhecerá melhor a realidade da população, seus problemas e anseios. Essa troca mútua fará com que todos saiam ganhando”, disse.

Na sequência o clínico geral da UBS, Jean Falcão, fez uma explanação sobre as atribuições do CLS em fase de implantação. Ele explicou que o processo será de forma ordenada e gradativa, para que todos os bairros e localidades do município onde tenha uma unidade de saúde da família, sejam contemplados.

De acordo com as explicações do médico Jean Falcão, os CLS visam estimular as Equipes de Saúde da Família (ESFs) e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) a trabalharem de forma compartilhada, construindo programas de interesse da comunidade local.

Após sua explanação, o médico Jean Falcão passou a condução dos trabalhos para a enfermeira Clissa Xavier.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade