Luciano Oliveira - [email protected]

Município de Areia Branca completa 83 anos de emancipação política e administrativa

AREIA BRANCA ANTIGA II Areia Branca, uma cidade com belo e moderno traçado arquitetônico

Nesta sexta-feira, 22, Areia Branca completa 83 anos de emancipação política e administrativa. O município salineiro foi criado pelo Decreto Estadual de 16 de fevereiro de 1892, numa Resolução da Junta Governativa, desmembrando de Mossoró, ocorrendo sua instalação em 31 de março do mesmo ano. Em 24 de outubro de 1927, a sede municipal foi elevada à categoria de cidade, pela Lei 656.

No quadro político-administrativo do Estado do Rio Grande do Norte, Areia Branca era um dos municípios mais novos da primeira divisão administrativa municipal. O território da atual cidade e município integrava o território do antigo arraial de Santa Luzia de Mossoró, do qual veio a se desmembrar em 1892.

A paisagem das praias, seus acidentes litorâneos, hoje tão conhecidos, percorridos e anotados por sua população praieira, já eram apreciados e habitados pelos navegadores no período colonial.

Areia Branca é parte do litoral Norte do Estado do Rio Grande do Norte, onde se destacam diversos atrativos turísticos. O município possui vegetação rasteira, cortada em pontos distintos por incursões de filetes de água salgada que ao longe vislumbram um espetáculo de rara beleza: verdadeiras montanhas de sal marinho, o “ouro branco” abundante no solo areia-branquense.

De geografia plana, a cidade apresenta um potencial turístico invejável. O município tem como base de sustentação econômica o extrativismo mineral (sal) e a produção petrolífera. A pesca, tendo maior importância a lagosta, também se destaca, assim como a do camarão e do peixe em geral, assegurando um comércio bastante movimentado e uma economia aquecida.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) referentes ao Censo 2010, o município conta hoje com pouco mais de 24 mil habitantes.  

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade