Luciano Oliveira - [email protected]

Levantamento feito pela empresa sobre os resultados de seu principal programa social em 2023 mostra que elas também tiveram melhor aproveitamento. 8 em cada 10 alunos que concluíram o curso eram mulheres (Foto: Divulgação/Voltalia)

Mulheres são maioria em capacitações do projeto Transformando com Energia, da Voltalia

Em 2023, a Voltalia ofereceu 410 vagas de capacitação em 12 diferentes cursos nos municípios de Areia Branca e Serra do Mel, que estão na área de influência de seu maior empreendimento no Brasil, o complexo solar e eólico Serra Branca. As mulheres ocuparam 60% das vagas, que incluíam oportunidades voltadas tanto para atividades tipicamente urbanas, como o marketing digital, quanto alternativas de incremento das práticas tradicionais, como o beneficiamento de caju. Na linha do aproveitamento, elas também foram campeãs. De forma geral, os cursos registraram taxa de aproveitamento média de 91% e 8 de cada dez alunos que concluíram os cursos eram mulheres.

“Nossos programas sociais são definidos a partir de diagnósticos locais, em processos de escuta ativa com o poder público e com a população impactada. A população feminina tem uma forte participação em todas as etapas desse processo de escuta, o que é determinante para garantir o melhor aproveitamento do que é oferecido”, afirma Andressa Spata, Coordenadora Social da Voltalia.

De acordo com o relatório da Voltalia sobre os programas no ano passado, as 410 vagas se distribuíram entre 12 cursos, entre os quais auxiliar administrativo, informática básica, marketing digital, educação financeira, empreendedorismo, beneficiamento de caju, polpa de frutas, doces e geleias, corte e costura, manicure e pedicure. No total, foram 664 horas de capacitação profissional.

Em 2024, a coordenadora social da Voltalia informa que o Transformando com Energia será estendido ao Amapá, atendendo o município de Oiapoque, e à Bahia, nos municípios de Canudos e Jeremoabo. São localidades que já eram foco de outras ações sociais da empresa, mas agora foram integradas no guarda-chuva do programa.

Mulheres, jovens, educadores e as comunidades das áreas no entorno dos empreendimentos serão os públicos prioritários.

“A Voltalia é uma empresa movida pela missão de gerar impactos positivos nas áreas em que atua. Isso significa mais do que produzir energia renovável a partir de diversas matrizes. Queremos gerar um ciclo positivo de desenvolvimento nas localidades”, completa Spata.

Veja abaixo depoimentos de algumas das alunas

“Fiz o curso de manicure e pedicure. Quero agradecer e dizer o quanto é importante para nós, mães solos, que somos pais e mães, esses cursos. Quem possam vir mais”, Regina, 42 anos.
“O curso foi muito bom. Eu não desperdiço mais caju, uma fruta da região que agora vamos beneficiar da castanha a carne. Aprendi muito com o curso, trouxe minha filha, minha neta e agora estou falando com minhas vizinhas. Com isso, vamos melhorar muito a nossa casa” – Águida, de 75 anos

“Participei dos cursos do Transformando com Energia de beneficiamento do caju, poupa de frutas e doces de caju. Muitas pessoas que participaram não tinham renda e agora têm por causa do curso.”, Monalisa Azevedo, 36 anos

Sobre a Voltalia (www.voltalia.com)

A Voltalia é um player internacional no setor de energias renováveis. A empresa produz e vende eletricidade gerada a partir das fontes eólica, solar, hídrica e de biomassa. Também presta serviços em projetos de energia renovável para terceiros, desde a concepção e desenvolvimento do projeto até a operação e manutenção de suas plantas e venda de energia.

A companhia está presente em 20 países e conta com mais de 1.500 colaboradores. No Brasil, está presente há mais de 15 anos. Possui mais de 1,4 GW em operação e construção e um pipeline de aproximadamente 5GW de projetos em diferentes fases de desenvolvimento em diversos estados. Além disso, atingiu 3,3 GW na prestação de serviços de O&M no país.

A Voltalia é uma empresa listada no mercado regulamentado da Euronext Paris, compartimento A (FR0011995588 — VLTSA) e faz parte dos índices EnterNext Tech 40, CAC Mid & Small e Euronext Tech Learders. O Grupo também está incluído no Gaïa-Index, um índice para midcaps socialmente responsáveis.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade