Mulheres quebram a hegemonia masculina e despontam como pré-candidatas em 2012

IRANEIDE REBOUÇAS, DO DEM DE  ABEm Areia Branca, faz tempo que as mulheres conquistam espaço nos diversos segmentos e ocupam postos no mercado de trabalho, antes exclusividade dos homens. Mas na política, a exatos 40 anos uma mulher não desponta como candidata a prefeita.

A última mulher que disputou a prefeitura areia-branquense foi Adelaide Costa, esposa do saudoso ex-prefeito e médico Francisco Fernandes da Costa, o popular “Chico Costa”, em 1972.

Iraneide Rebouças já foi vice-prefeita do município e hoje é pré-candidata a prefeita

Naquele ano, a disputa foi travada entre Adelaide Costa (ARENA 1) e Carlos Antônio Soares (ARENA 2). Era a “Rosa”, em alusão à candidata, uma mulher de reconhecida beleza, e o “Peixe”, referência ao então candidato Carlos Soares, que atuava no ramo de pescado.

De lá para cá se passaram quatro décadas sem uma candidatura feminina à prefeitura. Este ano, tudo indica que o eleitor areia-branquense terá opção para votar numa mulher para suceder o atual prefeito Manoel Cunha Neto, “Souza” (PP).LIDIANE GARCIA FEZ A ABERTURA DO ENCONTRO PARA TRATAR DO CONSELHOLidiane Garcia: rosto novo na política local, despontando como pré-candidata a prefeita

Hoje despontam como pré-candidatas a prefeita as enfermeiras Iraneide Rebouças (DEM) e Lidiane Garcia (PSB). Ambas, em lados opostos. Em última hipótese, uma delas será pré-candidata a vice-prefeita, de forma que a presença feminina é fato, na eleição majoritária deste ano.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *