Luciano Oliveira - [email protected]

Mudanças de regras para ingresso em novo partido podem alcançar vereadores locais

PSD EM ABOs vereadores Nazareno Lemos (em primeiro plano) e “João de Beguinho” (camisa branca) cogitam migrar para o novo partido

As mudanças de regras sobre fidelidade partidária, conforme matéria que acaba de ser aprovada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado, poderá barrar a “enxurrada” de adesões ao PSD, novo partido criado a partir de iniciativa do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, que dessa forma não poderá receber políticos com mandatos.

Prevalecendo as regras, pelo menos dois vereadores de Areia Branca, que ensaiam revoadas para o novo partido, terão que repensar suas decisões. O projeto incorpora na legislação entendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Supremo Tribunal Federal (STF) no sentido de que a desfiliação da legenda, sem justa causa, deve ser punida com a perda do mandato.

Como vem sendo ventilado há dias, os vereadores José Nazareno de Lemos (PP) e João Ferreira Tavernard Souto Neto, “João de Beguinho” (PTB) estariam decididos a ingressarem no PSD local, que deverá ser presidido no município pelo ex-prefeito Ruidemberg Ferreira Souto, “Beguinho”, pai de João. Caso o entendimento da CCJ seja aprovado pelo Congresso, os políticos correrão riscos de perderem os mandatos se efetivamente ingressarem na nova legenda.

No Rio Grande do Norte, o vice-governador Robinson Faria (PMN), os deputados estaduais Ricardo Motta (PMN), presidente da AL, Gesane Marinho (PMN), Raimundo Fernandes (PMN), José Dias (PMDB) e Gustavo Carvalho (PSB), além do deputado federal Fábio Faria (PMN), são os principais políticos que podem ingressar na nova legenda.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade