Luciano Oliveira - [email protected]

Morre o escritor Ariano Suassuna, autor do clássico "O Auto da Compadecida"; ele teve uma parada cardíaca

0

Ariano Suassuna morreu na tarde de hoje, em Recife

O escritor Ariano Suassuna, autor de livros como “O Auto da Compadecida” e “O Santo e a Porca”, morreu às 17h15 desta quarta-feira, 23, aos 87 anos. Ele teve uma parada cardíaca após sofrer, no início da semana, um AVC hemorrágico, segundo boletim médico do Real Hospital Português de Recife. O velório será aberto ao público a partir das 23h no Palácio do Campo das Princesas, e o enterro está marcado para as 16h desta quinta-feira, 24, no Cemitério da Morada da Paz, ambos em Recife. 

O governador do Estado de Pernambuco, João Lyra Neto, decretou luto oficial de três dias. O presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL), Geraldo Holanda Cavalcanti, também determinou luto oficial de três dias e que a bandeira da instituição fique hasteada a meio mastro.

Eleito para a ABL em 1989, Suassuna escreveu mais de 15 peças teatrais e seis romances ficcionais. Ficou conhecido nacionalmente por “O Auto da Comparecida”, de 1955. A história virou minissérie da TV Globo em 1999 com Matheus Nachtergaele e Selton Mello, e foi adaptada para o cinema em 2000.

00

Os atores Selton Mello e Matheus Nachtergaele deram vida aos personagens “Chicó” e ”João Grilo” no filme “O Auto da Compadecida”, clássico do cinema nacional, adaptação do famoso livro de Ariano Suassuna

Formado em Direito e em Filosofia, exerceu, entre outros cargos públicos, o de secretário de Cultura de Pernambuco durante o terceiro governo de Miguel Arraes, em 1995. Atualmente, era assessor especial do governo de Pernambuco. Suassuna trabalhava havia mais de 30 anos no livro “O Jumento Sedutor”, que faria parte de uma série de sete volumes que misturariam romance, poesia, teatro e gravura.

Suassuna era casado desde 1957 com Zélia de Andrade Lima, com quem teve seis filhos (Joaquim, Maria, Manoel, Isabel, Mariana e Ana). Ele era avô de 15 netos.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade