Luciano Oliveira - [email protected]

Moradores reclamam da fedentina causada por uma pocilga instalada na zona urbana

SONY DSC                      Trecho do bairro onde impera a fedentina exalada de uma pocilga

Uma pocilga instalada no bairro Parabólica, zona urbana de Areia Branca, está incomodando as famílias que residem na localidade, que alegam não agüentarem mais a fedentina exalada do local. O problema é antigo.

Hoje, 15, o presidente da Câmara Municipal de Areia Branca, Aldo de Oliveira Dantas (PMDB) disse que foi procurado por diversas pessoas que residem próximo à pocilga, pedindo que ele intercedesse junto às autoridades competentes no sentido de resolver o problema.

Procurado pelo vereador Aldo Dantas, o gerente de Abastecimento do município, Luiz Rolim de França, disse que a responsabilidade dessa fiscalização é da Vigilância Sanitária, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde. “Sendo assim, vamos conversar com a secretária de Saúde Lidiane Garcia, para que ela acione o setor competente para averiguar o caso, pois da maneira que está não pode ficar”, acrescentou o vereador durante participação no programa “Costa Branca Em Debate”, na Rádio Costa Branca (FM 104,3).

O apresentador do programa, Cleodon Bezerra, afirmou que as reclamações de fedentina causada pela pocilga existente naquela área são antigas, não é um problema de agora. E sugere que os donos dos porcos procurem um local fora da zona urbana para criar seus animais.

Os moradores do bairro que se sentem prejudicados com a fedentina podem denunciar o caso à Promotoria de Justiça da Comarca local, que por sua vez firmará um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com os criadores de suínos, concedendo um prazo para a retirada da pocilga.

Como é de conhecimento público, somente na zona rural é permitida a criação de porcos e a instalação de chiqueiros ou pocilgas, que devem estar localizados a distância suficiente das divisas dos terrenos vizinhos e das frentes de estradas. No caso do bairro Parabólica, a criação de porcos é dentro da área habitada, numa total falta de higiene.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade