Luciano Oliveira - [email protected]

Ministro da Comunicação Social pede demissão depois de ter vazado documento sobre avaliação da pasta

0Thomas Traumann deixa comando da Comunicação da Presidência (Foto: Reprodução / G1) 

A presidente Dilma Rousseff (PT) aceitou nesta quarta-feira, 25, o pedido de demissão do ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Thomas Traumann. Em nota oficial, o Palácio do Planalto “agradeceu” a participação do agora ex-ministro no governo. Traumann é o segundo ministro a deixar o governo Dilma em menos de uma semana. De saída, o ministro postou em uma rede social a letra da música Novos Rumos, de Paulinho da Viola.

Thomas Traumann assumiu o cargo em janeiro de 2014. Desde 2012, porém, ele já atuava como porta-voz da Presidência. Sua permanência na pasta sofreu desgaste nas últimas semanas quando um documento produzido pela Secom que avaliava erros e estratégias do governo se tornou público.

No documento, a Secom avaliava a comunicação do Palácio do Planalto como “errada e errática”. O documento vazou dois dias depois de manifestações contra o governo da presidente Dilma Rousseff ter levado 2 milhões de pessoas em diversos Estados e cidades do Brasil.

A demissão acontece no mesmo dia em que duas comissões da Câmara dos Deputados aprovaram um convite para que ele explicasse detalhes sobre o documento vazado. Um dos pontos que os deputados querem que seja explicado é a estratégia de utilizar “robôs” para divulgar conteúdo favorável à presidente Dilma Rousseff em redes sociais.

Na nota, a presidente Dilma “agradeceu a competência, dedicação e lealdade de Traumann no período como ministro e porta-voz”. A nota não indica quem será o substituto de Traumann no cargo.

Thomas Traumann é o segundo ministro a deixar o governo da presidente Dilma em menos de uma semana. Na última quinta-feira, 19, o então ministro da Educação Cid Gomes anunciou sua saída do ministério após criticar parlamentares em um pronunciamento na Câmara. O substituto de Cid Gomes também ainda não foi anunciado. 

Música de despedida

Logo após sua saída, o ministro postou em sua conta no Twitter a letra da música “Novos Rumos”, de Paulinho da Viola. Confira a letra, abaixo.

“Novos Rumos” – Paulinho da Viola

Vou imprimir novos rumos
Ao barco agitado que foi minha vida
Fiz minhas velas ao mar
Disse adeus sem chorar
E estou de partida
Todos os anos vividos
São portos perdidos que eu deixo pra trás
Quero viver diferente
Que a sorte da gente
É a gente que faz

Quando a vida nos cansa
E se perde a esperança
O melhor é partir
Ir procurar outros mares
Onde outros olhares nos façam sorrir
Levo no meu coração
Esta triste lição que contigo aprendi
Tu me ensinaste em verdade
Que a felicidade está longe de ti

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade