Luciano Oliveira - [email protected]

Ministra Damares Alves (Foto: Reprodução)

Ministra propõe equipes de saúde da família em instituições de acolhimento de idosos

Ministra Damares Alves (Foto: Reprodução)

A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, quer que as equipes do programa Saúde da Família também atendam as Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs). A proposta foi divulgada durante balanço do Plano de Contingência para a Pessoa Idosa feito pela ministra na Comissão dos Direitos dos Idosos da Câmara dos Deputados na quinta-feira, 8.

Durante audiência pública, ela detalhou as ações governamentais para que a população idosa enfrente melhor a pandemia do novo coronavírus. Disse que foram observadas a vulnerabilidade física e social desse grupo, em um trabalho para reduzir o contágio e cuidar também da segurança alimentar dos idosos.

No eixo financeiro, segundo a ministra Damares Alves, o plano de contingência priorizou o acesso ao auxílio emergencial e ao Benefício de Prestação Continuada (BPC). Ela elogiou a aprovação, pelo Congresso, de R$ 160 milhões em recursos emergenciais para as instituições de longa permanência. Para essas instituições, foram distribuídos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e doações arrecadadas em vários projetos. A meta, agora, é incluir o programa Saúde da Família nas ILPIs.

“Nós queremos que isso seja realidade no Brasil. Nós temos mais de 300 mil agentes de saúde da família nas ruas treinados, com salário, com equipes. Então agora a gente traz para o Brasil isso como uma proposta eterna de política pública, não só as instituições de acolhimento de idosos, mas também as instituições de acolhimento de crianças”, afirmou. (Com informações Agência Câmara de Notícias).

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade