Luciano Oliveira - [email protected]

Ministra do TSE concede liminar que suspende decisão do TRE-RN e garante permanência de Rosalba Ciarlini no cargo

rosalba-ciarliniRosalba Ciarlini foi afastada, mas poderá permanecer no cargo

Com liminar concedida por ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini (DEM) poderá permanecer no cargo.

A ministra Laurita Vaz suspendeu na noite ontem, 12, a decisão do Tribunal Regional Eleitoral  do Rio Grande do Norte (TRE-RN) que a afastou do cargo. Sem a determinação de Laurita Vaz, Rosalba teria que deixar o cargo nesta sexta-feira, 13, já que o afastamento foi publicado no Diário de Justiça. Os advogados de defesa da governadora Rosalba Ciarlini haviam entrado com o pedido na manhã desta ontem.

Na terça-feira, 10, com cinco votos a favor e apenas um contra, o TRE determinou o afastamento da governadora por abuso de poder econômico e político nas eleições municipais de 2012, quando, segundo o tribunal, usou a máquina do Estado em benefício da campanha da prefeita de Mossoró, Cláudia Regina (DEM), afastada do cargo na semana passada.

A governadora do DEM, segundo o Ministério Público Eleitoral (MPE), usou o avião do Estado 17 vezes para ir a Mossoró de julho a outubro do ano passado. Ela agendava atos de governo, mas em seguida participava de eventos de campanha na cidade, a segunda maior do Estado e sua antiga base política.

Além da saída de Rosalba, os juízes determinaram a posse do vice-governador Robinson Faria (PSD) em até 24 horas após a publicação do acórdão. Faria faz oposição a Rosalba desde o primeiro ano de administração. Se a governadora perder o mandato, o DEM ficará sem o controle do único Estado que estava sob sua gestão. (Com informações do UOL).

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade