Luciano Oliveira - [email protected]

Ministério da Saúde envia equipe de inspeção a Areia Branca para avaliação do funcionamento do Provab neste município

AUDITOR CARLOS SENA E O SECRETÁRIO RICARDO CALAZANSJacinta Pedrosa (à esq.) e Ricardo Calazans (em pé, de camisa branca) com os repreesentantes do Ministério da Saúde

Na quarta-feira, 12, a Secretaria Municipal de Saúde de Areia Branca recebeu uma inspeção surpresa do Ministério da Saúde, tendo à frente o auditor Carlos Sena, acompanhado por Edna Santos, do grupo condutor estadual do Programa de Valorização da Atenção Básica (Provab).

A visita constou de avaliação do funcionamento do Provab, da atuação dos médicos “provabianos” no município, como também de uma inspeção nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Ana Paulino de Medeiros, no bairro Nossa Senhora dos Navegantes; Dr. Celso Dantas Filho, no bairro São João; e na UBS José Bezerra de Menezes, em Pedrinhas, no perímetro urbano.

Do encontro participaram o secretário de Saúde Ricardo Calazans, a gerente Administrativa  da secretaria, Jacinta Pedrosa, a coordenadora de Programas de Saúde, Ana Paula Tavernard, e os médicos do Provab no município.

Programa do Governo Federal desenvolvido em parceria com os municípios, o Provab visa estimular a formação do médico para a real necessidade da população brasileira e levar esse profissional para localidades com maior carência para esse serviço.

Com esse objetivo, o Ministério da Saúde lançou, em dezembro de 2012, o edital de abertura da segunda edição do Provab. Nos meses de janeiro e fevereiro deste ano municípios e médicos aderiram ao programa e em março os médicos iniciaram as atividades práticas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

O médico que participa do Provab em 2013 tem a obrigatoriedade de realizar curso de pós-graduação prático-teórico em Saúde da Família, com 12 meses de duração. O profissional recebe bolsa federal no valor de R$ 8 mil mensais e tem suas atividades supervisionadas por uma instituição de ensino.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade