Ministério da Saúde anuncia doação de uma nova ambulância para o Samu de Areia Branca

Samu no município terá reforço de mais uma ambulância (Foto: Reprodução)

Areia Branca é um dos dez municípios do Rio Grande do Norte contemplados com novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O anúncio foi pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, informando que o órgão vai doar 13 novos veículos no Estado.

Os municípios potiguares contemplados são: Areia Branca (1), Assu (1), Apodi (1),  Canguaretama (1), Ceará-Mirim (1), João Câmara (1), Macaíba (3), Mossoró (1), Parnamirim (1) e Pau dos Ferros (2).

As ambulâncias doadas estarão vistoriadas e disponíveis para retirada na cidade de Sorocaba, em São Paulo. Todos os municípios contemplados estão sendo notificados e estima-se que em até 60 dias todos os veículos sejam retirados diretamente pelos gestores municipais. Antes da retirada, o prefeito ou governador deve assinar o Termo de Doação do veículo e encaminhar ao Ministério da Saúde (MS) a assinatura, para posterior publicação no Diário Oficial da União. Essas regras obedecem a recomendação da Controladoria-Geral da União e acórdão do Tribunal de Contas da União (TCU).

A entrega das novas ambulâncias para gestores de várias partes do país foi feita pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, durante cerimônia em Sorocaba (SP). Com a entrega das novas ambulâncias, os serviços de saúde de urgência e emergência melhoram as condições de socorro imediato nas localidades beneficiadas.

Em todo o país, o MS vai entregar 419 novas viaturas. A medida renova parte da frota que já está em funcionamento e expande o atendimento a 66 novos municípios, que passam dos atuais 3.606 para 3.672.

Do início de 2019 até agora, 207 municípios em 16 Unidades Federativas foram contempladas com outras 289 ambulâncias, já retiradas pelos gestores municipais, no valor de R$ 54,5 milhões. São 210 ambulâncias para renovação e 79 para ampliação, expansão e implantação do serviço. Com a nova entrega da segunda-feira, 27, são 708 ambulâncias doadas desde o início desta gestão, com investimento total de R$ 134 milhões. Na prática, a iniciativa coloca 3.450 ambulâncias à serviço da população, que conta ainda com 258 motolâncias, 13 equipes de embarcação, 15 equipes aeromédicas e 192 centrais de regulação distribuídas em todos os estados.

Veja a lista de distribuição das ambulâncias por município no Rio Grande do Norte:

Assu – 1

Apodi – 1

Areia Branca – 1

Canguaretama – 1

Ceará-Mirim – 1

João Câmara – 1

Macaíba – 3

Mossoró – 1

Parnamirim – 1

Pau dos Ferros – 2

Com informações Ministério da Saúde

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *